Rui Ribeiro fez um estudo sobre
como é feita a educação para a cidadania
Estudo da área
educativa da Beira Baixa Escolas Secundárias
da região analisadas
Rui Ribeiro estudou
várias escolas secundárias da região
no intuito de descobrir como é feita a educação
para a cidadania dos alunos. O docente acabou por descobrir
algumas diferenças entre as letras e as ciências.
Por Catarina
Rodrigues
"Indicadores de Socialização:
Contributo para o estudo da Educação para
a cidadania no Ensino Secundário" foi o tema
apresentado por Rui Ribeiro nas suas provas de mestrado
que decorreram no passado dia 20.
O docente da UBI fez um estudo exploratório na área
educativa da Beira Baixa. Analisou várias escolas
secundárias de Castelo Branco, Covilhã e Fundão
e tentou formular algumas hipóteses para verificar
em que sentido se orientavam os valores dos alunos. "O
objectivo foi descobrir dados que permitissem inferir sobre
a educação para a cidadania", explica
Rui Ribeiro.
O autor da tese admite ter chegado a "algumas conclusões
interessantes". As diferenças existentes entre
alunos de agrupamentos cientifico-naturais e de letras e
humanísticas foi um dos pontos referidos na apresentação
da dissertação. Rui Ribeiro frisa que "a
codificação é mais clara nos alunos
de letras do que nos alunos de ciências".
Para o docente da UBI, a educação para a cidadania
passa muito por actividades lectivas. Ou seja, é
sobretudo na interacção entre o professor
e o aluno que se concretiza essa formação.
"As áreas disciplinares abordadas têm
aqui um papel importante", refere.
Rui Ribeiro considera fundamental estudar o problema da
matemática. Para o docente é necessário
estudar os problemas lúdicos e de estratégia
da disciplina. Mas, antes é preciso estabelecer aquilo
a que chama "um projecto de reconciliação
dos alunos com a disciplina".
O arguente das provas foi Manuel Gonçalves Barbosa
da Universidade do Minho e a nota atribuída ao trabalho
de Rui Ribeiro foi Muito Bom.