"Estamos perante estradas de montanha e por razões
técnicas iremos ter perfis de dois por dois".
Palavras de Pedro Serra, presidente do Instituto de Estradas
de Portugal (IEP) após a reunião realizada
com autarcas da região na passada quarta feira,
25, a propósito do IC6. A extensão que vai
ter esse perfil ainda não foi divulgada, mas é
certo que não será possível uma via
com características de auto-estrada ao longo de
todo o trajecto. Para Pedro Serra "há estudos
ambientais a fazer e questões financeiras que não
podem ser ignoradas".
A reunião contou com a presença dos presidentes
das autarquias de Manteigas, Seia, Gouveia, Oliveira do
Hospital e Covilhã. Carlos Encarnação,
presidente da Câmara Municipal de Coimbra não
pode estar presente por motivos de ordem pessoal.
Carlos Pinto adianta que "teremos as estradas adequadas
para que num prazo de 15, 20 anos a região fique
servida sem necessidade de intervir em reformulações".
O IC6 e o IC7 são uma preocupação
que os municípios têm em comum. Mas, há
vias que dizem respeito a cada núcleo urbano em
particular.
Na reunião deu-se, segundo o edil covilhanense,
"um passo significativo" para num prazo de semanas
ser celebrado um documento que consagre aquilo que os
municípios desejam ao nível das suas perspectivas
de desenvolvimento e de futuro. O protocolo vai ser acertado
entre os municípios e o IEP numa primeira fase.
Depois terá que ser legitimado com a concordância
do governo. Dentro de uma semana haverá uma nova
reunião na Câmara Municipal da Covilhã
para elaborar a versão final do documento.
Carlos Pinto assegura que "a envolvência de
várias câmaras permite que se fale agora
não só da ligação Covilhã-
Coimbra, mas de toda uma rede de estradas de grande ambição".
Pedro Serra adiantou que é necessário encontrar
alternativas aos túneis da Serra da Estrela. Caso
contrário, "o processo de avaliação
dos impactos ambientais nem sequer se inicia", afirma.
Vão ser construídos alguns túneis,
mas não com a extensão inicialmente prevista
e já há alguns estudos sobre uma solução
em túnel que ligará a Covilhã a Gouveia
passando por Manteigas.
O IC6 e o IC7 perspectivam alterações ao
Plano Rodoviário Nacional (PRN) 2000. Pedro Serra
lembra que "ao falarmos do IC6 estamos a pensar numa
ligação do interior ao litoral e isso tem
que ser integrado na revisão feita ao PRN".
|