Mestrado em Ciências do
Desporto
Mudança na organização
das escolas
Juntar numa turma alunos
com as mesmas motivações e competências
é o objectivo de Luís Oliveira, aplicando
na prática, a sua investigação.
|
Por Ana Maria
Fonseca
|
|
"Análise da Escola Portuguesa- implicações
de um sentido evolutivo" é o nome da tese de
mestrado que Luís António Oliveira desenvolveu
na UBI.
Professor numa Escola do Ensino Secundário em Castelo
Branco, Luís Oliveira propõe uma nova organização
da estrutura tradicional de turma.
Aplicável a todos os campos mas neste caso, especialmente
dirigida ao ensino da Educação Física,
esta proposta prevê uma organização
dos alunos pelas competências que cada um revela.
Luís Oliveira pensa que assim se poderá potenciar
as capacidades de cada um.
Depois de uma pesquisa bibliográfica sobre a questão
da escola como organização e da perspectiva
da mudança, presentes na sua tese, acrescentou uma
proposta para aplicar na escola secundária onde lecciona.
Segundo a sua proposta, "passaria por uma mudança
na organização do trabalho, passando de turmas
heterogéneas para homogéneas", explica.
Nestas turmas homogéneas, cada aluno seria agrupado
consoante as suas motivações.
"Para que possamos chegar a todos os alunos, teremos
de os agrupar consoante as suas capacidades", defende.
A aplicação deste projecto que pretende pôr
em prática já no próximo ano lectivo,
no campo da educação física, está
dependente de uma lei de autonomia e gestão nas escolas,
que pressupõe que possam ser as escolas a decidir
sobre certas questões pedagógicas e lectivas.
"Enquanto o processo de desenvolvimento de autonomia
ainda não estiver a ser aplicado em nenhuma escola,
não podemos aplicá-lo também",
salienta.
|