Célia Maria Prata baseou-se na sua própria
experiência pessoal para elaborar a tese de mestrado
que apresentou no dia 20. O tema abordado foi "Motivação
dos Professores do 1º Ciclo e Relação
Pedagógica".
Docente há 15 anos no ensino secundário,
Célia Prata passou dois anos a leccionar no 1º
ciclo onde encontrou "disparidades muito grandes
em relação aos outros níveis de ensino".
Segundo a docente, os professores do 1º ciclo têm
uma responsabilidade maior e as tarefas exigem mais trabalho.
Para além disso, Célia Prata considera que
os professores deste nível de escolaridade se deparam
com a falta de condições de trabalho e de
material. Todos estes motivos foram suficientes para a
elaboração da tese e para chamar a atenção
para os problemas existentes no 1º ciclo.
"Nunca se deve confundir o ensino com a política",
frisa a docente, segundo a qual esta tendência se
acentua cada vez mais.
Actualmente, Célia Prata, é professora no
ensino básico mediatizado, onde só há
dois professores, um para letras outro para ciências.
Sente-se "realizada" porque está na sua
área, já que tem formação
em Português-Francês. Mas, a docente faz questão
de salientar que o ensino básico mediatizado está
nas mesmas condições que o 1º ciclo.
"Há falta de apoios e muitas carências
a nível de material", termina.
Muito Bom foi a nota atribuída à tese apresentada
cujo arguente foi Manuel Gonçalves Barbosa da Universidade
do Minho.
|