A I Jornada de Reflexão
sobre os Estágios dos Cursos de Letras da UBI, realizada
no passado dia 14 de Junho, permitiu uma troca de ideias
entre alunos, professores e orientadores de estágio.
Tentar evitar erros cometidos no passado foi o principal
objectivo do encontro.
O ano lectivo que está agora a terminar foi o primeiro
de estágio para os alunos de LCP. Antonieta Garcia,
presidente do Departamento de Letras, alertou para a necessidade
de uma melhor articulação entre os alunos
em fim de licenciatura e as escolas onde vão trabalhar.
A inexistência deste contacto foi uma das principais
críticas apontadas pelos estagiários. A responsável
pelo Departamento apelidou esta situação de
"casamento imperfeito", já que a relação
prévia entre os alunos e a escola foi praticamente
nula.
Os futuros professores de Português presentes na jornada
participaram activamente no debate. Falaram do medo que
estão a sentir do estágio e da incerteza do
futuro porque passar de aluno a professor não é
tarefa fácil. Luís Miguel, aluno de LCP, refere
que "seria importante os alunos terem acesso às
escolas para descobrir a melhor forma de trabalhar com a
gente que os espera".
Antonieta Garcia pediu aos futuros professores que fossem
inventivos e criativos. Para a presidente do Departamento
de Letras "preparar os alunos para o dever é
fundamental".
Reestruturação do curso
Os alunos de Língua e Cultura Portuguesas pediram
neste encontro a reestruturação da licenciatura.
"Há cadeiras que deixam muito a desejar, nomeadamente
a nível de gramática", afirma Luís
Miguel. Esta questão é importante porque
os estagiários vão lidar com o 7º,
8º e 9º ano de escolaridade onde a gramática
predomina. Os professores têm também algumas
propostas a apresentar face à reestruturação
do curso. O docente Alexandre Luís salienta que
"os alunos terminam a licenciatura com um conhecimento
muito deficiente da literatura portuguesa".
A reestruturação do curso e a articulação
entre a universidade e as escolas foram temas que dominaram
o debate. Mas, a reflexão estendeu-se também
à importância da competência científica
no desempenho de um professor de Português.
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