A equipa que representa a UBI nas provas da Eco Maratona
Shell regressou ontem da prova que decorreu em Nogaro,
França.
Pela primeira vez desde que a equipa participa nesta prova,
o carro da UBI conseguiu chegar ao fim sem dificuldades,
"apesar de todos os problemas que a viatura actual
tem, uma vez que deriva do molde inicial, muito pequeno,
e que tem um motor cuja cilindrada é muito baixa
para este tipo de provas", explicou um elemento da
organização.
A pilotar o carro desta vez esteve uma aluna de Engenharia
Aeronáutica, com "condições
únicas para esta viatura", ou seja, menos
de 1,67 m de altura e peso compatível com o mínimo
permitido e que fez "um trabalho excelente".
Para a concretização deste projecto contaram
com o apoio da UBI-Engenharias, à semelhança
dos anos anteriores, apesar deste ano ter sido "muito
reduzido devido às dificuldades financeiras que
se atravessam".
A equipa composta por sete elementos, entre alunos e docentes
das licenciaturas em Engenharia Mecânica e Engenharia
Aeronáutica, prepara-se agora para partir para
Bruxelas, onde participará na Eco-Maratona que
se realiza nesta cidade entre os dias 28 de Junho e 1
de Julho e para a qual está já em fase de
preparação.
"Estamos a desenvolver uma nova viatura que contamos
testar ainda este ano", refere Luís Mesquita
Nunes, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica
e membro da equipa. "O projecto da carroçaria
está a ser feito no âmbito do projecto final
de curso de alunos de Engenharia Aeronáutica",
explica, e apela, "precisamos urgentemente de um
trabalho semelhante para o desenvolvimento de um banco
de ensaio de motores e de outro para aquisição
e transmissão de dados, cujo sistema de injecção
está já montado e a trabalhar no motor do
novo carro".
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