Por Sónia Balasteiro


Alunos de mestrado em Gestão e alguns docentes da UBI assistiram no passado sábado, 25, à apresentação de Luís Moutinho, professor catedrático na Universidade de Glasgow. Subordinado ao tema "A competitividade e os novos desafios do Marketing", o seminário teve lugar no Pólo Ernesto Cruz. A vinda deste reputado investigador à Covilhã surge na sequência de um convite do Presidente da Conselho de Reitores, Adriano Pimpão.
O investigador procurou chamar a atenção para a necessidade das empresas olharem para o futuro. "As empresas em geral reagem muito, mas não se preparam. Cada vez mais a antecipação é uma área fundamental da gestão", refere. Perante uma audiência atenta, o orador expôs o tema de uma forma inovadora, referindo a importância do comportamento do consumidor. "Os clientes não são números, são cada vez mais inteligentes, mais exigentes", explica. As necessidades das novas gerações, a importância de criar marcas de confiança e de centrar a mudança no consumidor devem ser tidas em conta. "A mão que dá é a mão que recebe" concluiu Luís Moutinho.

UBI tem "massa crítica muito boa"

Luís Moutinho disse estar impressionado com a Covilhã: "Se eu vivesse em Portugal, esta seria a zona ideal para mim. A universidade é pequena por isso tem muita flexibilidade. Além disso possui já uma massa crítica muito boa e os indicadores, pelo que conheço, são também muito positivos".
Há cerca de 30 anos longe de Portugal, o docente revela-se descontente com o actual estado do marketing. "Fico um bocado admirado quando os profissionais do marketing me dizem que esta é uma função ainda subutilizada, não muito compreendida no tecido empresarial e industrial português. Não é lógico que quando há problemas de cariz económico, esta área seja a primeira a ser cortada", refere.

 



Perfil



Com 53 anos de idade, Luís Moutinho é uma reputada figura da área do marketing em todo o mundo. Saíu há 30 anos de Portugal, para fazer o seu mestrado em Inglaterra, na Universidade de Chefield, onde também se doutorou. Partiu, então, para o Brasil, onde permaneceu durante um curto período. Foi professor em árias escolas nos Estados Unidos da América, nomeadamente na Universidade do Arizona.
Em 1986 voltou para a Europa, para a Universidade de Glasgow. Foi nessa altura que se apaixonou pela Escócia. "Sou escocês adoptado", define-se.
Em 1989 alcançava o auge da sua vida académia, ao ganhar a Cátedra na Universidade do País de Gales. Permaneceu na Inglaterra durante sete anos, mas a paixão pela Escócia foi mais forte. Voltou para o país há sete anos para ganhar a primeira "Cátedra de Fundação" de sempre em Marketing atribuída pela Universidade de Glasgow, onde é professor catedrático. Conhecido pela sua pesquisa académica e científica, conta com 17 livros editados na área do Marketing, além de cerca de 250 artigos científicos publicados.