Começaram este ano e, segundo os responsáveis,
"as expectativas estão a ser superadas".
A Team Auto-Malaca, designação não
oficial porque os recursos são escassos e a inscrição
dos pilotos como equipa obriga ao pagamento de dois mil
e 500 euros por ano e mais 200 por cada elemento, está
a fazer boa figura na Taça Nacional de Autocross.
Com quatro provas já realizadas, Jaime Soares ocupa
a quinta posição do Nacional com um Renault
5 GT Turbo que, em termos de competitividade, afirma,
"não tem nada a ver com os primeiros classificados".
A formação covilhanense fica completa com
Rui Raposo, nono da geral com apenas duas provas disputadas
e um primeiro lugar, e Paulo Dias. Para além do
calendário de Autocross, os serranos participam
ainda nas provas do Nacional de Rallycross que contam
para o Trofeu Mitalbi da Escuderia de Castelo Branco.
Apesar de não formarem, oficialmente, uma equipa,
os três pilotos e mais um grupo de "voluntários"
que auxiliam na mecânica e na logística,
preparam cada corrida em conjunto. "É desgastante,
quer em termos físicos, quer psicológicos",
reitera Paulo Dias. "Este é um passa-tempo
que levamos muito a sério e que nos obriga a fazer
noitadas na preparação dos carros e a grandes
viagens para participar nas várias provas. E isto
tudo em cada fim-de-semana porque à segunda feira
é dia de trabalho".
O que ajuda a manter esta equipa de pé, explica
Rui Malaca, proprietário das instalações
que servem de quartel general à formação,
"é a amizade e o nosso amor pelo desporto
automóvel". Uma modalidade que, diz, "tem
muitos praticantes e ainda mais adeptos, mas que não
tem a cobertura necessária por parte da comunicação
social em geral". Uma situação que,
esclarece, acaba por se reflectir na dificuldade em encontrar
patrocínios. "Ficamos sem argumentos para
pedir apoios a empresas ou outras entidades porque não
lhes podemos dizer que o seu logotipo vai aparecer na
televisão ou num jornal". Depois, continua,
"temos que aproveitar ao máximo patrocínios
de 50 ou 100 euros, o que não chega sequer para
um pneu. O que significa que temos que investir muito
dinheiro do nosso próprio bolso".
|