"A Filosofia promove a formação pessoal
e social no plano curricular do Ensino Secundário",
defende Rui Proença Bogalheiro. O novo Mestre em
Educação defendeu a tese "A Formação
Pessoal e Social na Disciplina de Filosofia, da Teoria
à Prática", na UBI, na tarde de 4 de
Maio.
O objectivo da tese é "tematizar a Filosofia,
no quadro da formação pessoal e social,
e propor estratégias de intervenção
pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da
Filosofia". O júri aprovou Rui Bogalheiro,
por unanimidade, com a classificação de
Muito Bom.
A primeira parte da tese analisa o enquadramento legal
da formação pessoal e social, no âmbito
da Lei de Bases do Sistema Educativo. "Legalmente,
a formação pessoal e social é de
natureza transdiscidiplinar com conteúdos e actividades
repartidos em todas as componentes curriculares",
explica Rui Bogalheiro. A Filosofia melhora a formação
pessoal e social numa educação para a cidadania
democrática. "O Eu diz a palavra e é
capaz de ouvir o outro. A palavra é comum e integradora",
sublinha.
A segunda parte reflecte sobre a relação
mútua de aprendizagem professor-aluno. "O
docente de Filosofia selecciona estratégias, actividades
e recursos necessários a uma avaliação
e intervenção pedagógica", defende
Rui Bogalheiro.
A terceira parte apresenta duas propostas práticas
de intervenção pedagógica na formação
pessoal e social. "A dimensão ético-política
imprescindível à compreensão da experiência
social, a análise da violência e agressividade
são estratégias para a educação
democrática da cidadania", garante.
Presidiu ao júri Ana Maria Ussman, professora associada
no Departamento de Gestão e Economia da UBI. Arguiu
a tese Manuel Loureiro, professor associado no Departamento
de Psicologia e Educação da UBI. Orientou
a tese Alice Fontinha, professora associada jubilada do
Departamento de Psicologia e Educação da
UBI. Manuel Ferreira Patrício, professor catedrático
e Reitor da Universidade de Évora integrou também
o júri.
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