"A criança e a música
são inseparáveis"
|
Protocolo desperta
novos talentos
Músicos de palmo
e meio
A Câmara Municipal
da Covilhã, o Conservatório Regional de
Música e dez escolas participam no projecto que
leva a música a mais de mil e 200 crianças
do concelho.
|
Por Marco António
Antunes
|
|
|
"Despertar
nas crianças o interesse pela música, como
parte de um desenvolvimento físico, cultural e estético"
é o objectivo de dois protocolos celebrados para
a cedência de equipamento musical. A cerimónia
decorreu no passado dia 8 de Abril no Salão Nobre
dos Paços do Concelho.
O protocolo beneficia as Escolas nº 1 (Central) e nº
3 (Penedos Altos) do primeiro ciclo do ensino básico.
A iniciativa assinala um novo impulso no projecto A criança
e a música, que leva os professores do Conservatório
a ensinar a arte musical a mais de mil e 200 crianças
do concelho da Covilhã.
"É no primeiro ciclo do ensino básico
que está o alicerce e o início da formação
dos homens e das mulheres de Portugal", sublinha Anabela
da Cruz Ribeiro Oliveira, directora da Escola Central. Para
a responsável educativa, os novos instrumentos "despertam
nas crianças o gosto pela música e o desejo
de serem futuros professores e profissionais de música".
Victor Manuel Gomes Elísio, director da Escola dos
Penedos Altos, salienta que "a criança e a música
são inseparáveis. Toda a criança é
música e a música está nas crianças".
Para o director escolar, "as crianças têm
direito a um ensino equilibrado e profissional."
"O Conservatório, em colaboração
com a Câmara e as Escolas, ensina música sempre
a pensar nas crianças ", explica Dulce Gomes
presidente do Orfeão e Conservatório Regional
de Música da Covilhã. O projecto A criança
e a música abrange já dez escolas do primeiro
ciclo do ensino básico.
Num clima de diálogo, as crianças responderam
às perguntas de Maria do Rosário Pinto da
Rocha, vereadora da Cultura. A autarca exortou as crianças
presentes a aprenderem música, mesmo que não
sigam a profissão. E a mensagem foi bem assimilada
pelos presentes. "Eu quero ser médica e aprender
música", respondeu uma criança da assistência
em resposta ao desafio da vereadora.
Em resultado deste protocolo, cada Escola recebeu um piano,
um par de clavas de madeira, um par de maracas mexicanas,
uma pandeireta, um bloco de dois sons, uma caixa chinesa,
um prato suspenso, um quadro pautado e um triângulo.
|
|
|