"A criança e a música são inseparáveis"
Protocolo desperta novos talentos
Músicos de palmo e meio

A Câmara Municipal da Covilhã, o Conservatório Regional de Música e dez escolas participam no projecto que leva a música a mais de mil e 200 crianças do concelho.


Por Marco António Antunes


"Despertar nas crianças o interesse pela música, como parte de um desenvolvimento físico, cultural e estético" é o objectivo de dois protocolos celebrados para a cedência de equipamento musical. A cerimónia decorreu no passado dia 8 de Abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O protocolo beneficia as Escolas nº 1 (Central) e nº 3 (Penedos Altos) do primeiro ciclo do ensino básico. A iniciativa assinala um novo impulso no projecto A criança e a música, que leva os professores do Conservatório a ensinar a arte musical a mais de mil e 200 crianças do concelho da Covilhã.
"É no primeiro ciclo do ensino básico que está o alicerce e o início da formação dos homens e das mulheres de Portugal", sublinha Anabela da Cruz Ribeiro Oliveira, directora da Escola Central. Para a responsável educativa, os novos instrumentos "despertam nas crianças o gosto pela música e o desejo de serem futuros professores e profissionais de música".
Victor Manuel Gomes Elísio, director da Escola dos Penedos Altos, salienta que "a criança e a música são inseparáveis. Toda a criança é música e a música está nas crianças". Para o director escolar, "as crianças têm direito a um ensino equilibrado e profissional."
"O Conservatório, em colaboração com a Câmara e as Escolas, ensina música sempre a pensar nas crianças ", explica Dulce Gomes presidente do Orfeão e Conservatório Regional de Música da Covilhã. O projecto A criança e a música abrange já dez escolas do primeiro ciclo do ensino básico.
Num clima de diálogo, as crianças responderam às perguntas de Maria do Rosário Pinto da Rocha, vereadora da Cultura. A autarca exortou as crianças presentes a aprenderem música, mesmo que não sigam a profissão. E a mensagem foi bem assimilada pelos presentes. "Eu quero ser médica e aprender música", respondeu uma criança da assistência em resposta ao desafio da vereadora.
Em resultado deste protocolo, cada Escola recebeu um piano, um par de clavas de madeira, um par de maracas mexicanas, uma pandeireta, um bloco de dois sons, uma caixa chinesa, um prato suspenso, um quadro pautado e um triângulo.