Hugo Ribeiro, Jorge Bacelar e Graça Castelo Branco
UBIMEDIA organiza conferência
"A publicidade é uma fábrica de mentiras que se está a desvanecer"

Graça Castelo Branco e Jorge Bacelar foram os oradores da conferência sobre Relações Públicas e Publicidade. As dificuldades da profissão de Relações Públicas e a "loucura" necessária para ser publicitário foram os temas mais marcantes durante a tarde do dia 20.


Por Laura Sequeira


"Relações Públicas e Publicidade" foi o tema da conferência que se realizou na Anfiteatro da Parada na passada quarta feira, 20 e que teve como principal objectivo dar uma visão prática sobre estes temas.
"Ser Relações Públicas é uma arte que envolve conhecimentos", defende Graça Castelo Branco, Relações Públicas (RP) da Universidade da Beira Interior.
Graça Castelo Branco deu conselhos sobre a "arte" de ser RP. Técnicas de comportamento, de receber convidados, e algumas luzes sobre protocolos, foram os principais temas abordados pela RP da UBI. No final da intervenção, o público ficou a perceber que a sua profissão não é fácil. "Tem que se pensar mesmo em tudo e estar preparado para os imprevistos", elucidou Graça Castelo Branco.
Jorge Bacelar, por sua vez, abordou o tema da Publicidade. A sua experiência pessoal levou-o a tratar questões éticas, nomeadamente o direito à objecção de consciência. Apesar da preparação que se adquire na universidade, "as competências dos publicitários vão-se adquirindo na prática", explica Jorge Bacelar.
"A publicidade é uma fábrica de mentiras que se está a desvanecer", sublinhou o ex-publicitário, e alertou os estudantes para o meio "feroz" que é a publicidade. Mas como em tudo, também há um lado positivo: "o tal meio informal em que a criatividade e a loucura, no bom sentido, é um recurso precioso", explica.
Hugo Ribeiro, Presidente do UBIMEDIA, ficou surpreendido com a adesão do público, que superou as expectativas. Mais de 50 pessoas assistiram ao debate.