Literatura no feminino, numa homenagem da biblioteca Municipal a todas as mulheres
Exposição "A Mulher"
Literatura e arte no feminino

A Biblioteca Municipal da Covilhã organizou uma exposição onde os livros foram protagonistas numa homenagem prestada a todas as mulheres.


Por Catarina Rodrigues


No mês em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher foram várias as iniciativas que assinalaram o papel da mulher na sociedade. A Biblioteca Municipal da Covilhã teve uma preocupação especial com o tema e organizou uma exposição onde o sexo feminino teve um lugar de destaque.
A associação entre a literatura, a arte e a mulher foi o mote que deu origem a esta mostra, patente na Biblioteca entre os dias 1 e 22 de Março. Através de livros, fotografias e documentos biográficos foi possível retractar o papel da mulher na arte e no trabalho.

A exposição "A Mulher" resultou da iniciativa e investigação da própria instituição e os livros tiveram um papel fundamental. Todos escritos ou ilustrados por mulheres conhecidas do panorama literário. Alice Vieira, Rosa Lobato Faria, Florbela Espanca, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada são alguns dos nomes cujas obras estiveram em destaque na exposição. Para além dos livros, estiveram expostos alguns dados biográficos e até curiosidades acerca das escritoras. "Foi o resultado de um grande trabalho de pesquisa" afirma Cristina Seabra, responsável pela exposição.


Várias pinturas ilustram diversas faces da mulher na sociedade
As fotografias expostas não se relacionavam com as escritoras. Serviram para ilustrar diferentes formas de vida e de trabalho. Cada imagem retratava uma mulher que mostrava a sua arte. O contraste entre mulheres jovens e idosas ou entre o trabalho duro do campo e a vida artística, presente nesta mostra de pintura, foi um grande atractivo da exposição.