Por Sónia Balasteiro


O insucesso escolar parece ser o principal problema com que se debatem alunos e docentes

As V Jornadas de Avaliação da Universidade da Beira Interior ficaram marcadas pelo debate sobre a questão do insucesso escolar. Docentes das várias licenciaturas ministradas na UBI, que este ano estão a ser avaliadas, apresentaram os pontos fortes e estratégicos e os problemas dos respectivos departamentos, apontando soluções no sentido de os ultrapassar.
"O processo de auto-avaliação permite-nos conhecer melhor a Universidade que temos e, assim, melhorar o ensino", explica Santos Silva, Reitor da UBI. "O processo do ensino nas universidades não é uma tarefa apenas dos professores. É necessária uma participação activa dos alunos para ter taxas de sucesso". Para o Reitor da UBI, o insucesso escolar que ainda se verifica nesta instituição deve-se ao facto de os alunos "não irem às aulas e não se apresentarem às provas de avaliação". Refere a este respeito a existência de uma taxa de apenas 50 por cento de alunos aprovados.
José Miguel Oliveira, Presidente da Associação Académica da UBI, mostra-se preocupado com a situação, referindo que "os mínimos impostos em determinadas cadeiras impedem os alunos de optar por frequência ou exame, e isso leva-os a desistir da avaliação".
As Jornadas deste ano inserem-se no 2º Ciclo de Avaliação que foi alargado a todo o ensino superior, público e privado.
Simões Lopes, Bastonário da Ordem dos Economistas, presente nestas jornadas, congratulou as universidades: "A auto-avaliação é indispensável para progredir. Foram as universidades que assumiram este papel. São o único serviço público que o faz".
No final da sessão, ficou a ideia de que o processo de avaliação da Universidade da Beira Interior "deu um salto qualitativo, mas há ainda muitas questões para resolver", conclui Santos Silva.



Avaliar para melhorar

As licenciaturas em Matemática/Informática, Engenharia do Papel, Gestão, Química Industrial, e Engenharia da Produção e Gestão Industrial são as licenciaturas que estão a ser avaliadas na UBI.
O processo é iniciado por um relatório de auto-avaliação que, depois de concluído, é enviado ao Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAES). Em seguida, após a análise dos relatórios pelas comissões de avaliação externa, estas deslocam-se à universidade para proceder a uma visita institucional. Esta visita destina-se a verificar as condições das infra-estruturas, de aprendizagem e inclui reuniões com professores, alunos e funcionários.