No Trigueiros de Aragão, o Alcains foi presa fácil para os "leões da Covilhã"

Ficha do Jogo

Campo de Jogos Trigueiros de Aragão (Alcains)
(6-01-2002)


Árbitro: Nuno Afonso (Lisboa)
Auxiliares: Nuno Soares e Ricardo Neves

Alcains - 0
José Miguel; Miguel;Betinho; Luís Miguel, Óscar, Marinho (69), Chico, Lima (69), Tito, Élio, B. Matos, Carvalheiro (63), Adenilson, Galo.
Treinador: Joaquim Peres

Sp. Covilhã - 2
Celso;Capelas, Piguita, João Carlos, Trindade, Marco Abreu, Hermes, Danilson (45) Filipe Avelar, Túbia, Alexandre(69), Riça, José Carlos (77) Rui Morais.
Treinador: Henrique Nunes

Ao Intervalo: 0-1

Marcadores: João Carlos (45), Riça (55)

Disciplina: cartão amarelo a Túbia (20 m), Tito (28 m), Hermes (45 m), Miguel (81 m) e Filipe Avelar(85 m).

II Divisão B- Feirense e Odivelas mantêm pressão sobre Covilhã
Leões seguram liderança em Alcains

O Sporting da Covilhã foi a Alcains somar a terceira vitória fora de casa. Três pontos que mantêm os "leões" no comando da classificação a um ponto do Feirense e dois do Odivelas. Em Coimbra, o Benfica CB empatou a duas bolas com dois golos de Ima.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


O Trigueiros de Aragão encheu-se no último domingo para assistir ao primeiro derby distrital de 2002. O Alcains recebeu o Covilhã numa partida em que ambas as equipas necessitavam dos pontos em jogo, embora por diferentes motivos: os da casa porque precisam pontuar para sair da última posição e os forasteiros porque têm o Feirense e o Odivelas "à perna" e qualquer deslize pode significar a perda da liderança. Acabaram por ser mais felizes os "serranos". A turma de João Cavaleiro apresentou um futebol mais consistente perante um Alcains que nunca conseguiu pegar no jogo e que se ressentiu da falta de uma referência no ataque.
O Covilhã assumiu desde início a sua condição de favorito e procurou alcançar o golo o mais cedo possível. Contudo, a bem organizada defesa caseira não consentia espaços ao dueto atacante formado por Hermes e Riça. Só ao quarto de hora de jogo os "leões" conseguiram incomodar a baliza de João Miguel através de um livre apontado por Capelas. A equipa da casa ainda conseguiu sacudir a pressão por algum tempo. Mas depois de um equilíbrio momentâneo, o conjunto covilhanenses volta a carregar sobre o adversário. Aos 38 minutos, Riça, com tudo para inaugurar o marcador, permite o corte de Tito pela linha final e, na sequência do canto, Túbia remata à barra. A pressão aumentava e o golo do Covilhã parecia adivinhar-se. Já em período de compensação João Carlos marca mesmo. O central foi à área adversária para se elevar mais que os defesas locais e facturar na sequência de um livre da direita apontado por Capelas.

Feirense visita Covilhã no domingo, 13

Na etapa complementar a equipa do Alcains aparece mais "espevitada" e disposta a dar a volta ao rumo dos acontecimentos. Contudo, o líder da II B não se deixa intimidar e refreia os ânimos locais com mais um golo. Um portentoso pontapé de "bicicleta" com a assinatura de Riça, o melhor marcador da Zona Centro (13 golos), assistido por Danilson, o novo reforço dos "leões da Serra".
A turma orientada por Joaquim Peres ainda tentou reagir, mas a maior experiência dos sportinguistas levou sempre a melhor sobre a irreverência, por vezes ingénua, dos "canarinhos". A equipa da casa conseguiu apenas duas oportunidades para dar outros números ao marcador, mas quer Chico, aos 67 minutos, quer Tito, aos 85, de livre directo, não conseguiram ultrapassar Celso. Aliás, a melhor oportunidade pertenceu aos covilhanenses, mas Filipe Avelar, o melhor jogador em campo, desperdiçou a oportunidade de fechar com chave de ouro ao não converter uma grande penalidade a castigar uma falta de Miguel dentro da área.
A vitória do Covilhã não sofre qualquer contestação. Os pupilos de Cavaleiro foram os mais esclarecidos e os que mais procuraram a vitória. Na próxima jornada, domingo, 13, os serranos recebem a visita do Feirense, actual segundo classificado, numa partida onde a vitória significa o primeiro lugar da prova.