Fórum
Pedagogia 2001/2002
Pedagogia debatida por alunos
e docentes
Durante três
dias alunos, professores e responsáveis da Universidade
da Beira Interior (UBI) juntaram-se num fórum
de apresentação e debate sobre os principais
problemas da instituição. Do certame saiu
um alerta dirigido aos Departamentos perante os problemas
que mais preocupam os alunos.
Do caderno de reivindicações gerais fazem
parte as condições logísticas da
Universidade, que vão desde a falta de material
informático, à dificuldade em encontrar
material bibliográfico.
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Por Carmen
Martins
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O Fórum Pedagogia reuniu representantes de alunos
e responsáveis pelas licenciaturas da UBI em torno
dos problemas com que os estudantes se debatem
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As Unidades Científico Pedagógicas (UCP)
que englobam os vários
Departamentos da UBI reuniram com os respectivos alunos
entre os dias 10 e 13 de Dezembro. As reivindicações
dos alunos que se fizeram representar pelos núcleos
de licenciatura foram diversas.
"A nível bibliográfico, a nossa biblioteca
apresenta várias lacunas", referem os alunos
das licenciaturas em Bioquímica e Química
Industrial, no documento apresentado pelo seu núcleo,
o UBIQUIMICA.
O mesmo documento revela que existe material mas em quantidades
insuficientes para abranger o grande número de
alunos que a eles têm de ter acesso.
Quanto à biblioteca, os estudantes não lhe
atribuem só falta de livros, mas também
falta de espaço. O NEFAO, Núcleo de Estudantes
de Física Aplicada - Optometria, aponta no seu
documento que " A biblioteca da Parada é pequena
demais para acolher tantos alunos."
No que respeita ao material informático, as queixas
são de que a universidade não garante aos
alunos material informático suficiente onde possam
trabalhar. E mais grave, algum do material disponível
é utilizado para jogar, como referiu o Núcleo
de Estudantes de Matemática (MATUBI). Os alunos
reivindicam que o mesmo esforço feito para equipar
uma sala com computadores individuais para os alunos da
Licenciatura em Medicina devia ser feito para os alunos
de todas as licenciaturas da UBI.
Os estudantes que frequentam o Pólo IV, repensam
o apelido que lhes é atribuído "IPEC"
("Instituto Politécnico Ernesto Cruz"),
dadas as condições que lhes são facultadas
para estudarem.
Os núcleos representativos das licenciaturas deste
pólo relembram as promessas de construção
de uma cantina e de uma residência. As queixas alargam-se
ainda às estruturas já criadas, que resultam
numa papelaria e num bar pequenos, wc' s degradados e
uma biblioteca que por ser pequena e pobre é pouco
utilizada pelos alunos.
A acrescentar a todas estas reivindicações
junta-se a indignação dos alunos quanto
à falta de iluminação e aquecimento
a partir das 16 horas, e a escassa funcionalidade dos
horários de funcionamento que não facilitam
o trabalho pós- laboral dos estudantes.
No entanto as principais reivindicações
são dirigidas a problemas específicos de
cada UCP. As "cadeiras críticas" e a
aprovação ou não de um Quadro de
Referências lançam achas à discussão
neste fórum.
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UCP
de Artes e Letras
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Fazem
parte desta UCP os cursos de Ciências da Comunicação,
Design Multimédia, Design Textil e do Vestuário,
Filosofia, Língua e Cultura Portuguesas, Português-Inglês
e Português- Espanhol.
As queixas apresentadas pelos alunos desta UCP centram-se
na atribuição de nota mínima
e na "capacidade de alguns docentes para darem
aulas". A questão ligada à nota
mínima prende-se, segundo Hugo Ribeiro, presidente
do Núcleo de Estudantes de Ciências da
Comunicação (UBIMEDIA), com o facto
destas " impossibilitarem os alunos de irem a
um ou mais períodos de avaliação",
factor que poderá influenciar o aparecimento
de "cadeiras críticas" no Departamento,
como é o caso de Epistemologia, disciplina
que apresenta a maior percentagem de reprovação
do Departamento de Comunicação e Artes.
O Latim é a disciplina mais problemática
da Licenciatura em Língua e Cultura Portuguesas.
As causas deste insucesso devem-se à falta
de preparação que os alunos trazem do
Ensino Secundário e o processo rápido
com que as aulas são dadas.
Como resposta a estas reivindicações
os representantes de cada Departamento manifestaram
o interesse em resolver estas questões. Os
turnos poderão ser uma alternativa ao problema
da disciplina de Latim, que repartirá os alunos
pelos vários graus de dificuldade. Mas para
Bruno Carvalho, presidente do PORT' UBI, Núcleo
de Estudantes de Língua e Cultura Portuguesas,
neste fórum "apenas se conversa, apenas
se discute, não se tomam decisões",
acusa.
Entretanto, a reestruturação do programa
curricular da Licenciatura de Ciências da Comunicação
resolverá alguns dos problemas apontados, como
é o caso das disciplinas ligadas à matemática
e às línguas estrangeiras.
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UCP
de Ciências Sociais e Humanas
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Nesta UCP estão integrados
as licenciaturas em Economia, Gestão, Ciências
do Desporto, Sociologia e Psicologia.
Dos cadernos de reivindicações apresentados
pelos representantes destas licenciaturas, destacam-se
a extensão dos programas curriculares que "não
permitem a assimilação dos conteúdos
leccionados". A componente prática devia
ser "mais explorada nas provas de frequência
e nos exames, de maneira que os alunos possam ser
avaliados em períodos práticos",
ressalvam.
A falta de tempo para estudar entre as frequências
e a relação distante entre aluno e professor
"arrefecem toda e qualquer motivação
curricular". Os métodos de avaliação
dos docentes são também postos em causa
nestas listas de alerta.
Em particular, os representantes dos alunos de Sociologia
sugerem alterações no seu currículo.
Sugestões essas que já estão
a ser tidas em conta na reestruturação
do programa curricular da licenciatura.
Os representantes estudantis da Licenciatura em Gestão,
para além das queixas feitas aos espaços,
cantina e biblioteca do Pólo IV, reivindicam
melhores acessos aos computadores. "Uma vez que
estamos numa era tecnológica e muitos professores
já só disponibilizarem os conteúdos
programáticos através da Internet, a
sala de informática não está
disponível para os alunos por períodos
de 24 horas".
Economia, por sua vez, acentua o facto da relação
entre professor e aluno ser uma relação
fria e desinteressada, pelo que apela a uma mudança
de atitude.
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UCP
de Cências de Engenharia
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Engenharia
Têxtil, Engenharia do Papel, Engenharia da Produção
e Gestão Industrial, Engenharia Electromecânica,
Engenharia Civil e Engenharia Aeronáutica são
os cursos integrados na UCP das Ciências da
Engenharia.
A carência de computadores é mais uma
vez trazida a este fórum. É também
sugerida a criação de um laboratório,
onde seja possível desenvolver experiências
e investigações. Esta sugestão
vem a par das novas instalações que
permitem albergar um investimento de natureza indispensável.
Para ajudar nas contas da universidade o NEUBI, Núcleo
de Estudantes de Engenharia Electromecânica
aponta como solução a possibilidade
dos próprios alunos, através do seu
trabalho, trazerem investimentos para a universidade.
Problemas vários com os docentes também
afectam esta Unidade Científico Pedagógica.
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UCP
de Ciências Exactas
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À
semelhança das restantes UCPs, as Ciências
Exactas, onde estão compreendidas as licenciaturas
em Matemática, Informática, Física
e Química, Física Aplicada, Bioquímica
e Química Industrial apresentam como uma das
principais queixas a falta de acesso a material informático.
No entanto, as reivindicações não
vão só de encontro à falta de
computadores. Passam também por falhas a nível
de material de laboratório, no caso da Física
e da Química.
O facto de algumas disciplinas serem leccionadas em
comum com a UCP das Engenharias leva a que licenciaturas
diferentes abordem programas iguais, que deviam ser
"programados consoante as necessidades dos diferentes
cursos", reivindicam. Segundo os alunos isso
não acontece. O exemplo dado confere com as
disciplinas de Informática que são partilhadas
com os alunos de Engenharia Electromecânica.
A "cadeira crítica" de Biologia exige
aulas práticas que neste momento não
existem. A componente prática desta cadeira
facilitaria a subida de taxa de aprovação,
como sublinharam as palavras do NEFAO, no texto que
apresentou.
Ainda no que diz respeito às cadeiras críticas,
a nota mínima é uma das causas para
que muitos alunos desta UCP, deixem disciplinas em
atraso.
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Painel Global
Como resposta a todas esta reclamações,
Santos Silva, reitor da UBI apontou a qualidade dos docentes
como uma das mais fortes apostas da universidade. 40 por
cento do corpo docente é doutorado, 36 por cento
encontra-se em doutoramento e 20 por cento tem neste momento
licença para o iniciar.
"As cadeiras criticas da UBI são as mesmas
que existem nas outras universidades", defendeu.
A queixa de falta de apoio anula-se quando a experiência
é a de que os alunos não utilizam o sistema
de tutorado.
No que diz respeito às queixas da inadequação
dos programas curriculares, o reitor da UBI refere que
a universidade tem sido visitada por equipas de avaliação
externa que avaliam os currículos de forma positiva.
Em suma, Santos Silva sugere que " as atitudes dos
alunos têm de ser modificadas, ao mesmo tempo que
o professores o fazem".
As reivindicações foram anotadas e tomadas
em consideração para futuros
debates internos dos departamentos. Tudo para que a "
Universidade do séc. XXI", tema do último
painel deste Fórum Pedagogia que não se
realizou por falta de quórum, tome como imagem
a UBI.
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