José Carlos Garrucho, professor
e psicólogo clínico, chamou a atenção
para a necessidade de diálogo entre a escola e
a família
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Acção
de formação para professores
Escola e Família
como parceiros
Devido à nova revisão curricular, é
fundamental abordar as problemáticas da família
e da escola para se criarem espaços de reflexão
e diálogo. Neste âmbito, surgiu a acção
de formação para professores com o tema
"Novos Territórios da Cidadania - A Escola
e a Família".
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Por Liliana
Correia e Sónia Balasteiro
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Preparar os professores
para as novas questões educativas. Este foi o objectivo
da acção de formação organizada
pelo Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC)
e dirigida a todos os sectores do ensino. A iniciativa teve
lugar no auditório da ANIL, no passado dia 7 de Dezembro,
Sexta feira.
A palestra teve como principal orador José Carlos
Garrucho, professor e psicólogo clínico, e
contou ainda com a presença de uma representante
do
SPRC, Conceição Figueira.
A acção de formação teve como
tema "Novos Territórios da Cidadania - A Escola
e a Família", em que se procurou "atender
aos problemas e desejos da família e da escola como
partilha", esclarece José Carlos Garrucho.
A revisão curricular deixou um espaço aberto
para o diálogo e interacção entre a
escola e a família, uma vez que os alunos se deparam
com novos temas que requerem maior participação
por parte dos pais.
A educação "transversal" inclui
temas como a sexualidade, a formação cívica
e uma área onde os alunos desenvolverão os
seus próprios projectos. Neste sentido, pais e professores
devem-se entender como parceiros numa resposta às
crescentes necessidades do aluno. "Os problemas são
para abordar conforme aparecerem", acrescenta o psicólogo
clínico.
O psicólogo tem um papel de comunicólogo nas
relações entre pais, professores e alunos,
e o dever de ajudar a resolver os problemas com os quais
se deparam.
"As escolas têm cada
vez mais necessidade de formação"
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"As escolas têm cada vez mais necessidade
de formação", sublinha
Conceição Figueira
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O Centro de Formação do SPRC procura responder
às carências educativas e sociais que a profissão
de docente exige.
Para Conceição Figueira " a formação
contínua não deveria ser um sítio onde
as pessoas são obrigadas a ir para coleccionar créditos.
As escolas têm cada vez mais necessidade de formação".
Para a representante do SPRC, a revisão curricular
deveria assentar numa reforma completa de todos os conteúdos
temáticos, pois desta forma evitar-se-iam as confusões
e a angústia por parte dos professores.
Desta forma, a iniciativa pretende dar resposta às
questões de membros associados e não associados.
Embora a resposta dos visados não fosse a esperada,
a divulgação foi feita por todas as escolas
da região centro. Ainda assim, a participação
foi uma constante na plateia pois, como sublinhou Conceição
Figueira, "as pessoas não estiveram como meros
espectadores, em que vêem mas não ouvem".
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