Por Marta Martinho


A conferência organizada pelo SPZC teve como principal orador Henrique Teixeira Gil, docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco

O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) promoveu na passada Sexta feira, dia 30 de Novembro, uma conferência sobre "A Internet em contexto educativo. Não se deixe apanhar pela rede". Para debater esta temática, a organização contou com a presença de Henrique Teixeira Gil, docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco.
A iniciativa reuniu docentes de todos os graus de ensino, da educação pré-escolar, ao ensino superior.
Duas grandes perguntas foram lançadas sobre as quais nasceu o debate. "Que constrangimentos levanta a Internet e que papel devem ter os professores nesta acção?"
Henrique Teixeira Gil respondeu a estas perguntas e expôs benefícios e malefícios do uso da Internet.
Segundo este professor, o grande incremento da Internet deve-se aos satélites que trouxeram avanços impressionantes no desenvolvimento das tecnologias. Toda a teia da Internet, denominada World Wide Web (WWW), é o fluxo e transmissão de informação e comunicação em rede. Assim sendo, o grande sucesso da Internet deve-se ao facto de ser facilmente utilizada, à interactividade que está a chegar ao seu auge e ao facto de ser gratuita. A Internet proporciona a interacção e possibilita o trabalho independente e cooperativo.
Na comunicação via Internet estabelecem-se, segundo Henrique Teixeira Gil, dois tipos de comunicação: a síncrona e a assíncrona. A primeira diz respeito à comunicação imediata, a segunda significa que a comunicação é diferida no tempo, não sendo imediata. A comunicação assíncrona estabelece-se numa sensação de vazio, onde não existe a comunicação pergunta/resposta quase imediata. No entanto, possibilita um raciocínio e análise mais aprofundado, o que desenvolve a capacidade de escrita.
Carlos Costa, presidente do SPZC, afirma que o objectivo desta conferência foi "lançar ideias sobre os constrangimentos da Internet e os efeitos que provocam no mundo global em que vivemos, em particular no campo da Educação".


Rapidez e qualidade da Internet

Muitas são as vantagens da Internet, na opinião de Henrique Teixeira Gil. O desenvolvimento da Internet trouxe maior rapidez e maior qualidade e hoje é cada vez mais necessário criar páginas leves e que não demorem mais de 20 segundos a abrir. O enriquecimento e ampliação de oportunidades educativas pode crescer, e a criação de listas de e-mail com intervenientes de todo o planeta proporciona trabalhos em grupo e diferentes papéis dos professores.
Quanto a desvantagens, o docente afirma que "foi estabelecida a utilização da Internet obedecendo-se a normas e rotinas institucionais, mas tudo isso não foi acompanhado por cursos de formação para professores. Faltou este elemento essencial". Os que existem pecam por se focalizarem demasiado em ensinamentos de hardware e software, "em vez de se fazer uma aprendizagem de novos trabalhos práticos que se poderiam fazer nas aulas. Diversidade e originalidade de trabalhos é, sem dúvida, sinónimo de sucesso na aprendizagem dos alunos", explica. Desta forma, acrescenta, "Aplicar-se-ia essa formação integrando-a nos currículos escolares".

Navegação através de identidades falsas

Outra desvantagem no uso da Internet é a possibilidade de comunicação on-line com identidades falsas, que se verifica sobretudo nas em conversação através de chat; e as filtragens, uma vez que muitos pais bloqueiam certos tipos de sites para que os seus filhos não fiquem expostos a pornografias e a violência. No entanto, na opinião de Henrique Teixeira Gil, "esta medida contrapõe aquilo a que a designação de Internet se intitula, como liberdade de informação".
Mas ainda outros perigos se colocam: "Demasiado tempo de espera, demasiadas buscas infrutíferas, demasiada informação que contem aspectos não dignos de serem informação, demasiada fragilidade nas comunicações e quebra das relações interpessoais", afirma Henrique Teixeira Gil.
Vantagens e desvantagens no uso da Internet e que cada vez mais merecem reflexão e debate.