Santos Silva, reitor da UBI, discursa
sobre a importância da
educação
|
Seminário
de Avaliação Educacional
"A Escola Eficaz
em Debate"
Uma auto-avaliação
interna foi o tema em debate num seminário com
vista a
criar a "escola eficaz".
|
Por Liliana
Correia
|
|
|
Decorreu na passada sexta-feira,
16 de Novembro, no pólo das Ciências Sociais
e Humanas da Universidade da Beira Interior, o Seminário
de Avaliação Educacional promovido pela Associação
Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, com
o objectivo de consciencializar os professores para a auto-avaliação.
Caminhar no sentido de combater as elevadas taxas de abandono
e insucesso escolar, criando soluções e formas
de colmatar as lacunas do ensino que se tem ministrado,
foram as razões que levaram o Centro de Recursos
em Conhecimento (CRC) a organizar esta iniciativa.
O CRC, sediado na Associação Empresarial da
Covilhã, Belmonte e Penamacor, é um "organismo
virtual", composto apenas por pessoas, que possibilita
a troca de experiências e novos métodos formativos,
através de seminários, cursos de formação
e worksops.
No certame estiveram presentes vários especialistas
que mostraram a uma
assistência essencialmente constituída por
professores e técnicos de educação,
os vários estudos, tanto nacionais como internacionais,
sobre a
auto-avaliação, já que esta leva à
eficácia e à qualidade do ensino.
Ao longo das várias exposições, foi
reforçada a ideia de que a melhoria nas
escolas deverá começar internamente, e não
externamente. As escolas e os professores não deverão
ver "a inspecção e a avaliação
externa como um controlo sobre as escolas, mas uma possibilidade
de iniciarem um processo de melhoria de qualidade do ensino
que praticam", esclarece Pedro Guedes Carvalho, representante
do Centro de Recursos em Conhecimento.
O seminário, que se
constituiu como um local de debate e aprendizagem,ministrado
principalmente para o ensino básico e secundário,
não coloca de lado o ensino superior, pois
"é extremamente importante sentar
à mesma mesa os diferentes graus de ensino,
permitindo uma discussão mais alargada",
sublinha José Santos Silva, reitor da UBI,
que considera esta como a única forma de
melhorar o ensino em Portugal.
|
Pedro Guedes de Carvalho, representante do Centro
de Recursos em Conhecimento
|
O seminário, que finalizou uma semana intensiva de
formação para professores e alunos de mestrado
em Ciências da Educação, foi extremamente
enriquecedor uma vez que "não só sensibilizou
para a necessidade dos sistemas de avaliação
dentro da escola, como mostrou que a estatística
pode ser posta ao serviço da avaliação
educacional, sendo importante adoptar as metodologias quantitativas
para tirarmos proveito dos dados já disponíveis",
acrescenta Eugénia Barbosa, professora convidada
na Escola Nacional de Ciências Estatísticas
no Brasil.
A educação, factor essencial para a produção
e troca de conhecimento e saber, deverá ser executada
com consciência numa "escola eficaz", uma
escola que acrescente ao aluno mais conhecimentos e informação,
uma escola que vise a melhoria, eliminando os erros que
contribuem para a elevada taxa de insucesso escolar.
|
|
|