Este evento contou com a participação atenta de alunos da Escola Profissional do Fundão
Em debate na UBI
Seminário sobre Marketing e desafios futuros

Promover o debate sobre as grandes questões e novas tendências com que se depara o Marketing foi o principal objectivo desta III Semana Nacional do Marketing organizada pela Associação Portuguesa dos Profissionais do Marketing (APPM).


Por Margarida Tomé


No dia 13 de Novembro, realizou-se , no pólo do Ernesto Cruz da UBI uma conferência sobre o Marketing, organizada pelo Departamento de Gestão e Economia. Inserida no conjunto de iniciativas regionais promovidas pela APPM, onde colaboram Estabelecimentos de Ensino Superior de todo o país, a UBI recebeu especialistas na área do Marketing que debateram os novos horizontes desta actividade.
Arminda do Paço e Helena Alves assistentes da UBI, Adriano Costa, assistente do Instituto Politécnico da Guarda, foram os conferencistas convidados para preencherem o painel da manhã onde abordaram o "Desenvolvimento da Consciência Verde. Perspectivas Actuais e Desafios Futuros".
A parte da tarde foi dedicada às aplicações do Marketing na actividade empresarial e debateram sobre ele o Dr. Manuel Passos Rodrigo, direcor da APPM, Luís Nunes, da Sociedade Ponto Verde, e Luís Coutinho, produtor de azeite e associado da Agrobio.

"Novos consumidores, novas necessidades e novos horizontes para o Marketing"

Luís Nunes baseou a sua intervenção nas questões ambientais, alertando os presentes para esta temática. Como representante de uma sociedade que tem como missão cumprir obrigações ambientais e legais através da gestão e organização, a nível nacional, de circuitos de retoma de embalagens usadas, refere que é importante promover "o crescente interesse dos agentes sociais pelas questões que envolvem a nossa actuação". Para isso, a Sociedade Ponto Verde tem desenvolvido uma actividade de marketing, "onde se investem milhões", para a consciencialização dos consumidores face à problemática da separação das embalagens nos ecopontos. Nesta sua intervenção, onde demonstrou as estratégias de comunicação da Sociedade Ponto Verde, Luís Nunes mostrou alguns dos spots publicitários, passados na televisão, que focam a necessidade da separação dos lixos.

A intervenção de Luís Coutinho conduziu-nos numa viagem pelo mundo da agricultura biológica, uma nova realidade da nossa sociedade que impõe a existência de "novos consumidores, novas necessidades e novos horizontes para o Marketing", onde a estratégia de mercado é "estabelecer uma relação de confiança entre produtor e consumidor através do contacto personalizado". Conciliar a protecção do ambiente com a produção de alimentos de qualidade, sem resíduos tóxicos, é a vantagem da agricultura biológica, uma actividade que está em desenvolvimento crescente.


Os oradores convidados para o painel da tarde

Arminda do Paço, membro da Comissão Organizadora deste evento, refere que esta foi uma conferência que pretendeu "trazer pessoas de fora da Universidade, mostrando coisas novas como, por exemplo, a agricultura biológica, e divulgar a questão dos novos horizontes que se avizinham no Marketing". Este foi um debate que se revelou ser importante para os alunos na medida em que "lhes dá uma perspectiva mais prática de como se aplica o marketing no mundo empresarial".
Num dia dedicado ao Marketing, este foi um evento com balanço final "bastante positivo" tanto ao nível da adesão dos alunos como da qualidade das apresentações feitas pelos conferencistas. As pessoas ficaram satisfeitas e, como referiu Mário Raposo, "para o próximo ano cá estaremos novamente nesta Conferência inserida na Semana Nacional do Marketing".