Foi no passado dia 6 de Novembro, integrado no âmbito
da Conferência Engenharia 2001, que se realizou
o primeiro concurso de pontes de esparguete, na Universidade
da Beira Interior. Esta iniciativa inédita, organizada
pelo NEUBI, núcleo de estudantes das engenharias
Electromecânica, Mecânica e Electrotécnica
da UBI, teve como principal objectivo incentivar as capacidades
criativas dos alunos em construir uma ponte feita apenas
com esparguete e cola. Outro fim do concurso era o de
fomentar o interesse dos alunos pela investigação
e pela procura de soluções engenhosas para
problemas propostos.
Algumas condições tinham de ser respeitadas
na construção das pontes, nomeadamente utilizar
apenas esparguete comum e mais nenhum outro tipo de massa;
o peso da estrutura total da ponte não podia ultrapassar
as 350 gramas; no centro da estrutura, a ponte tinha que
ter espaço para colocar uma peça de aço,
onde era colocado um gancho para suportar as cargas. Por
fim, não havia nenhuma restrição
quanto ao tipo de cola a utilizar.
Quanto ao teste propriamente dito, as pontes foram testadas
apoiando a
estrutura num vão de 40 cm colocado entre duas
mesas. Foi colocado um balde vazio no gancho encaixado
nas pontes, no qual os concorrentes deitavam areia a pouco
e pouco, até que a estrutura quebrasse. O valor
da carga suportada foi aquele anterior ao colapso da estrutura.
De um total de 14 inscritos, apenas dez entregaram a respectiva
ponte, candidatando-se, assim, aos prémios em concurso:
para o primeiro classificado, o prémio era de 9mil
escudos mais um troféu; para o segundo, 5 mil escudos
e um troféu e, para o terceiro, mil escudos e um
troféu.
O vencedor do prémio
design a receber o prémio oferecido pela
reitoria
|
Outro aspecto aliciante para
os concorrentes que fossem alunos da disciplina
de Mecânica Aplicada, era o de haver uma bonificação
de dois valores na nota final, para quem ficasse
mais bem classificado. À última hora,
a reitoria decidiu atribuir um prémio de
5 mil escudos à ponte com o design considerado
mais bonito pelas pessoas presentes no anfiteatro
8.12. Neste concurso participaram alunos das licenciaturas
em Engenharia Civil, Electromecânica, Mecânica
e Aeronáutica.
|
Os pesos das estruturas das pontes variaram entre as
350 gramas permitidas e apenas 60 gramas.
O concurso começou com os concorrentes a serem
chamados um a um, para irem testar a resistência
das suas pontes. Como qualquer concurso que se preze a
emoção reinou até ao fim, com a ponte
construída por Emanuel Dantas, aluno de Engenharia
Aeronáutica, a sair vencedora, ao conseguir suportar
o peso de 10.160 kg. A segunda classificada suportou 7.770
Kg e a terceira, 7.260Kg.
Quanto à ponte vencedora do prémio design,
foi a construída por Luís Sardinha, aluno
de Engenharia Civil, que referiu que «fiquei muito
contente por a minha ponte ter sido eleita a mais bonita»,
realçando o muito trabalho que teve para realizar
a sua «obra-prima». Rui Costa, o segundo classificado,
que construiu a sua ponte em cerca de dez horas, também
ficou satisfeiro e considerou que «esperava ficar
pelo menos entre os três primeiros classificados».
Segundo os organizadores, «esta iniciativa é
para continuar nos próximos anos, esperando contar
cada vez mais com um maior número de concorrentes».
|