Por Ricardo Cordeiro


Uma das pontes a ser testada


Foi no passado dia 6 de Novembro, integrado no âmbito da Conferência Engenharia 2001, que se realizou o primeiro concurso de pontes de esparguete, na Universidade da Beira Interior. Esta iniciativa inédita, organizada pelo NEUBI, núcleo de estudantes das engenharias Electromecânica, Mecânica e Electrotécnica da UBI, teve como principal objectivo incentivar as capacidades criativas dos alunos em construir uma ponte feita apenas com esparguete e cola. Outro fim do concurso era o de fomentar o interesse dos alunos pela investigação e pela procura de soluções engenhosas para problemas propostos.
Algumas condições tinham de ser respeitadas na construção das pontes, nomeadamente utilizar apenas esparguete comum e mais nenhum outro tipo de massa; o peso da estrutura total da ponte não podia ultrapassar as 350 gramas; no centro da estrutura, a ponte tinha que ter espaço para colocar uma peça de aço, onde era colocado um gancho para suportar as cargas. Por fim, não havia nenhuma restrição quanto ao tipo de cola a utilizar.
Quanto ao teste propriamente dito, as pontes foram testadas apoiando a
estrutura num vão de 40 cm colocado entre duas mesas. Foi colocado um balde vazio no gancho encaixado nas pontes, no qual os concorrentes deitavam areia a pouco e pouco, até que a estrutura quebrasse. O valor da carga suportada foi aquele anterior ao colapso da estrutura.
De um total de 14 inscritos, apenas dez entregaram a respectiva ponte, candidatando-se, assim, aos prémios em concurso: para o primeiro classificado, o prémio era de 9mil escudos mais um troféu; para o segundo, 5 mil escudos e um troféu e, para o terceiro, mil escudos e um troféu.


O vencedor do prémio design a receber o prémio oferecido pela reitoria

Outro aspecto aliciante para os concorrentes que fossem alunos da disciplina de Mecânica Aplicada, era o de haver uma bonificação de dois valores na nota final, para quem ficasse mais bem classificado. À última hora, a reitoria decidiu atribuir um prémio de 5 mil escudos à ponte com o design considerado mais bonito pelas pessoas presentes no anfiteatro 8.12. Neste concurso participaram alunos das licenciaturas em Engenharia Civil, Electromecânica, Mecânica e Aeronáutica.

Os pesos das estruturas das pontes variaram entre as 350 gramas permitidas e apenas 60 gramas.
O concurso começou com os concorrentes a serem chamados um a um, para irem testar a resistência das suas pontes. Como qualquer concurso que se preze a emoção reinou até ao fim, com a ponte construída por Emanuel Dantas, aluno de Engenharia Aeronáutica, a sair vencedora, ao conseguir suportar o peso de 10.160 kg. A segunda classificada suportou 7.770 Kg e a terceira, 7.260Kg.
Quanto à ponte vencedora do prémio design, foi a construída por Luís Sardinha, aluno de Engenharia Civil, que referiu que «fiquei muito contente por a minha ponte ter sido eleita a mais bonita», realçando o muito trabalho que teve para realizar a sua «obra-prima». Rui Costa, o segundo classificado, que construiu a sua ponte em cerca de dez horas, também ficou satisfeiro e considerou que «esperava ficar pelo menos entre os três primeiros classificados».
Segundo os organizadores, «esta iniciativa é para continuar nos próximos anos, esperando contar cada vez mais com um maior número de concorrentes».