Terceiro
português a torna-se associado
Docente da UBI membro do maior
instituto de aeronáutica do mundo
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Por Ana Maria
Fonseca
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Jorge Barata, docente do
Departamento de Engenharia Aeronáutica da UBI foi
convidado a tornar-se "associate fellow" do maior
instituto de aeronáutica e astronáutica do
mundo, o American Institute of Aeronautics and Astronautics
(AIAA).
Depois de uma ligação de vários anos
a este instituto, primeiro como membro, de 1989 a 1998,
com reconhecimento formal da categoria profissional e do
êxito prático e posteriormente como membro
sénior , obteve agora um grau atribuído, até
agora em Portugal, apenas a dois docentes do Instituto Superior
Técnico.
O docente da UBI foi nomeado por membros mais avançados
nos estatutos do AIAA que, tendo analisado o seu currículo,
votaram pela sua subida de categoria dentro do instituto.
O reconhecimento de uma vida de trabalho nesta área,
pelos seus pares, foi o que mais alegrou Jorge Barata, docente
na UBI há seis anos."Uma grande alegria e reconhecimento"
pelos seus pares do trabalho realizado até aqui,
alegria essa que se estende à UBI. "Quando eu
recebo esta distinção, é também
a UBI que a recebe", diz Jorge Barata para quem uma
Universidade não se faz só de equipamentos
"mas principalmente de pessoas". "A Universidade
não são as paredes. É a transferência
de conhecimentos", acrescenta.
Uma recompensa internacional pelo trabalho feito em Portugal
onde, comenta Jorge Barata, "na área de aeronáutica
se põem muitos problemas e entraves". Não
há nem apoios, nem compreensão", refere.
Além destes benefícios, numa época
em que o docente tem de estar em "constante actualização
de conhecimentos" torna-se essencial ter uma "ligação
próxima com um instituto como este" que abrange
os melhores profissionais da área a nível
mundial.
O AIAA tem cerca de três mil associados por todo o
mundo mas a grande maioria são americanos.
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Currículo de um investigador
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Jorge
Barata licenciou-se em Engenharia Mecânica pela
Universidade de Coimbra em 1982.
Obteve os graus de Mestre e Doutor pela Universidade
Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico.
A componente de modelação e computação
do seu trabalho de Doutoramento foi realizada no Imperial
College of Cience and Tecnology em Londres, tendo
sido financiada pelo Ministério da Defesa Britânico.
O projecto centrou-se no estudo das características
aerodinâmicas de jactos em efeito de solo, relevantes
para aviões de descolagem rápida/aterragem
vertical (STOVL), em particular para o Harrier da
Royal Air Force.
A parte experimental, inserida no mesmo projecto,
inclui medidas inéditas na área das
aeronaves de aeronaves de STOVL em efeito de solo,
obtidas com Velocimetria Laser e foi realizado no
Instituto Superior Técnico.
Esta actividade mereceu vários apoios entre
os quais se destacam uma Visiting Fellowship, de 1984
a 87, atribuída pelo Ministério da Defesa
Britânico, assim como uma "Window on Science
Grant", concedida pela Força Aérea
dos EUA.
É co-autor e autor de 95 publicações,
das quais 17 em livros e revistas cientificas e 32
em congressos internacionais.
A sua actividade docente universitária desenvolveu-se
desde 1982 como Assistente Estagiário, Assistente
e Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico
e, desde 1995, como Professor Auxiliar e posteriormente
Professor Associado do Departamento de Ciências
Aeroespaciais da UBI. Desde essa altura destacam-se
várias actividades de gestão.
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