O
traçado sinuoso da Rampa da Serra da Estrela tornou-se
num talismã para Manuel Ferreira da Silva. Depois
da terceira posição conseguida na edição
de 2000, que lhe valeu o título nacional de Montanha,
o piloto conseguiu conduzir o seu Ford Escort Cosworth até
à primeira posição no último
sábado, 6. A uma média de 93 quilómetros/hora,
Ferreira da Silva concluiu as duas subidas em pouco mais
de 6 minutos e 24 segundos.
Na segunda posição, a 15 segundos, classificou-se
António Barros com o seu Porsche 911 RSR, o carro
vencedor do último ano, então pilotado por
Carlos Rodrigues. Pedro Silva, em BMW M3, e com um somatório
de 6 minutos e 59 segundos, alcançou a terceira posição.
Nas duas seguintes posições classificaram-se
dois pilotos espanhóis, acima da marca dos sete minutos:
Menendez Parrao, em Citroen ZX, e Manrique Medina, em Citroen
AX, respectivamente.
Dos cinco pilotos beirões em prova, apenas quatro
terminaram as duas subidas. Os irmãos Correa, Jorge,
em Golf GTI, e Carlos, em Ford Escort RS, terminaram, respectivamente
na 16ª e 17ª posições. Por sua vez,
Alberto e Carlos Rodrigues, o primeiro em Ford Sierra e
o segundo em Peugeot 205 GTI classificaram-se no 22º
e 23º lugar. Paulo Dias, que conseguiu 3 minutos e
59 segundos na primeira subida acabou por não efectuar
a segunda.
Internacionalização: veredicto em Novembro
Presentes na edição 2001 da Serra da Estrela
estiveram vários observadores, entre os quais Luis
Folch, em representação da Federação
internacional do Automóvel (FIA). O organismo que
vai avaliar a possibilidade de a prova integrar o Campeonato
da Europa. Uma perspectiva que os responsáveis
serranos encaram com optimismo em função
da desistência da, até agora, única
representante de Portugal: a Rampa da Falperra. Contudo,
os candidatos a substituir a Rampa minhota são
inúmeros, o que dificulta ainda mais a escolha.
Os observadores, porém, mostraram-se agradados
com o que viram, quer ao nível da organização,
quer ao nível do traçado. O veredicto da
FIA, no entanto, só vai ser conhecido em Novembro,
depois do organismo que regula o automobilismo de competição
a nível mundial reunir e ler o relatório
dos seus representantes. Outro dos factores que agradou
aos representantes da FIA foi o comportamento do público.
Se bem que no primeiro dia foram poucos os que se aventuraram
nos trilhos da Serra, muito por culpa do mau tempo que
se fez sentir e que levou ao cancelamento da segunda subida
de treinos oficiais. Já no sábado, 6, os
espectadores aproveitaram o Sol e acorreram em massa às
margens do traçado serrano. Apesar da quantidade
de pessoas, não se registaram os já "habituais"
incidentes neste tipo de provas. Facto que a organização
aplaude e que "só vêm ajudar às
pretenções de tornar esta prova internacional".
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