Vítor Pinto e Elizabete Rosário, do departamento
de Manutenção e Engenharia da Tap - Air
Portugal, estiveram na UBI na quinta feira, 5, onde procederam
a uma visita às instalações de ensino
das engenharias. O propósito da visita é
a captação de licenciados das várias
engenharias leccionadas na UBI para o preenchimento de
nove vagas nos quadros da Tap - Manutenção
e Engenharia. Este é um dos sectores da companhia
aérea mais rentáveis, prevendo para 2001
um volume de vendas na ordem dos 43 milhões de
contos, sendo metade proveniente de serviços a
terceiros.
A Tap está a admitir mais de duas dezenas de candidatos
para os seus quadros na Manutenção e Engenharia,
em especial para as unidades de motores, aviões
e componentes. Vítor Pinto, director adjunto da
Tap - Manutenção e Engenharia, afirmou ter
intenção de fechar nesta visita à
UBI o lote das 9 vagas ainda por preencher. As vagas destinam-se
em especial aos engenheiros aeronáuticos, electromecânicos,
mecânicos e electrotécnicos.
O interesse da transportadora foi manifestado também
no sentido de celebrar um protocolo para estágios
com a universidade, extensível a outras licenciaturas
como a de Produção e Gestão Industrial.
O presidente do Conselho Directivo e da Secção
Científica da UCP de Engenharias, Jorge Barata,
vê a assinatura deste protocolo como muito vantajosa
para a universidade ao permitir "uma maior relação
com a empresa e com o mercado de trabalho".
Protocolo em vigor em Outubro
Jorge Barata acredita que ainda antes do início
das férias lectivas este acordo pode estar assinado
e aplicável já em Outubro. "Acho que
esta á uma oportunidade entusiasmante para os alunos,
sendo esta uma empresa com possibilidades de crescer dentro
da Tap e vir a admitir mais engenheiros", defende
o docente de Aeronáutica.
Os estágios terão uma duração
mínima de três meses e máxima de seis
e serão orientados por elementos internos da empresa,
com remuneração a rondar os 130 mil escudos
mensais. Actualmente o processo de recrutamento na Tap
funciona só para licenciados de universidades públicas,
com média final de 13 valores e idade não
superior a 30 anos. Depois de uma entrevista de pré
selecção, com base no currículo,
os candidatos prestam provas eliminatórias de português
e inglês, provas de francês, exames psicológicos
e médicos. No final são submetidos a uma
entrevista dirigida à orientação
para a função final a desempenhar.
Vítor Pinto, Ivan Camelier, director da licenciatura
de Engenharia Aeronáutica, e Jorge Barata, discutiram
os termos possíveis a determinar no protocolo.
Cabe agora à reitoria da UBI a decisão final
que, para Jorge Barata, deverá ser positiva. "É
nosso desejo que o protocolo comece já em Outubro",
afirmou Vítor Pinto.
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