Uma
história simples
de
David Lynch
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"Uma história
simples" é uma vitória sobre o
estigma da velhice na nossa sociedade. Baseada num
episódio real, a história de Alvin Straight
(Richard Farnsworth) revela que a determinação
não conhece barreiras. Aos 73 anos de idade,
depois de uma visita ao médico reveladora de
uma saúde frágil, Straight percorre
uma longa distância no seu lento corta-relva,
para fazer as pazes com um irmão doente com
quem tinha cortado relações há
vários anos. Alvin manifesta uma paciência
e uma noção do tempo que a velhice proporciona.
Sendo que de início o filme é tomado
no seu relato realista, cedo se torna uma metáfora
da própria velhice, porque a acção
corresponde às próprias dificuldades
da idade.
Em "Uma história simples", o personagem
encontra-se na sua verdade essencial, e daí
também a opção do tratamento
que Lynch dá à história: directo,
sem formalismos expressivos, nem meios sofisticados.
O filme aliás, joga com o fascínio do
retrato de um velho, simplesmente um velho americano
que persegue um objectivo ditado pela sua consciência.
Ao longo da lenta viagem vai revendo o seu percurso
de vida, através das conversas que estabelece
com as pessoas que surgem no enredo. De facto, Alvin
não percorre apenas uma distância. Ele
é um personagem em diálogo com os outros.
Antes da partida, com a sua filha Rose, e depois com
os diversos personagens encontrados pelo caminho,
para culminar no encontro do final com Lyle (Harry
Dean Stanton), o irmão procurado.
É interessante verificar que a disponibilidade
interior de Straight para o encontro conduz à
determinação de levar por diante algo
que pode à primeira vista, não parecer
muito sensato, mas é a viva expressão
do seu sentimento e do que acha que deve fazer com
os meios de que dispõe. Mas "Uma história
simples" espelha um respeito especial que é
também uma das bases do encontro. O filme olha
Alvin como alguém merecedor de consideração
e os próprios personagens que ele vai encontrando
também testemunham essa forma de respeito que
nas sociedades actuais se parece estar a perder.
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