Há muito existe no imaginário das gentes
da Beira Interior, mas apenas como um sonho. A ideia de
"rasgar" a Serra da Estrela e encurtar a distância
até ao Litoral poderá ser uma realidade.
O traçado previsto no projecto, efectuado pela
empresa de estudos e projectos COBA, aponta para o início
da nova estrada na zona do Teixoso, passagem por Manteigas
e chegada um pouco a sul de Gouveia, perto de Paços
de Serra. O projecto incluirá dois túneis,
com perfil idêntico aos existentes na serra da Gardunha.
O túnel Covilhã-Manteigas terá cerca
de dois quilómetros e o troço Manteigas-Gouveia
terá mais de oito quilómetros. O percurso
incluirá dois viadutos, um sobre o rio Zêzere
de 500 metros e outro de mil metros sobre a ribeira de
Beijâmes, no Vale de Verdelhos. Ambos os viadutos
serão construídos a uma altitude de 700
metros. A escolha desta altitude minimiza o risco da neve
provocar o encerramento do trânsito como acontece
frequentemente na actual ligação entre Covilhã-Torre-Seia.
Segundo a análise da COBA, os 32 quilómetros
de estrada deverão custar cerca de 25 milhões
de contos, a preços actuais.
Na prática todo o projecto, e o seu avanço
ou não, irá depender dos estudos de impacte
ambiental, já que a nova estrada passa na área
do Parque Natural.
A estrada contará apenas com uma faixa de rodagem
em cada sentido, onde serão permitidas velocidades
médias de 80 quilómetros horários.
A ligação encurtará o tempo de percurso
da Covilhã-Seia de 68 para 27 minutos e o trajecto
Covilhã-Manteigas passará de 39 para 18
minutos. O número de quilómetros a percorrer
entre Manteigas e Gouveia também será reduzido
de 38 para 17 quilómetros.
Obra inscrita no PIDDAC
O estudo prévio de viabilidade dos túneis
da Serra da Estrela, entre Covilhã-Manteigas, e
Gouveia-Seia "já se encontra em fase de conclusão"
adiantou Carlos Pinto, edil covilhanense, que reuniu recentemente
com o presidente do Instituto de Estradas de Portugal
(IEP).
Segundo o presidente da Câmara da Covilhã,
"prevê-se que os documentos sejam entregues
até final deste mês" no IEP.
O investimento, que é considerado "vital para
a Beira Interior", foi incluído pelo governo
no Plano Rodoviário Nacional e dispõe de
uma dotação de um milhão de contos,
no âmbito do Plano de Investimentos e Despesas de
Desenvolvimento da Administração Central
(PIDDAC) de 2000/01.
Mas o projecto já vem de 1999. O então ministro
do Equipamento, Planeamento e Administração
do território, João Cravinho, assinou um
despacho no qual foi dada ordem ao Instituto das Estradas
de Portugal (IEP), para realizar um estudo técnico-económico
para uma nova estrada Covilhã-Manteigas-Gouveia-Seia.
Nesse documento pode ler-se que só a travessia
rápida da serra pode colmatar uma "deficiência
infra-estrutural", que tem "evidentes repercussões
negativas no desenvolvimento regional"
A Serra da Estrela deixará, assim, de ser uma barreira
entre o Litoral e o Interior já que a nova estrada
"permitirá mais e melhores alternativas de
tráfego e servirá de escoamento para quem
utilize o maciço central", sublinhou o autarca.
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