Apresentar problemas aos
alunos para estes solucionarem é a base de um novo
método de ensino da Bioquímica. O objectivo
é apelar a uma aprendizagem mais prática em
prol da habitual formação, quase exclusivamente
orientada para a teoria.
Pedro Moradas Ferreira propõe um método organizado
por módulos, em torno de um sistema integrado. As
disciplinas não são, desta forma, saberes
separados uns dos outros, mas possuem uma ligação
própria. Todos os saberes se interligam, o que, segundo
Moradas Ferreira, leva a uma aprendizagem mais eficaz, ao
tornar as matérias mais compreensíveis, como
resultado da relação entre si. Um método
interdisciplinar que, por enquanto, ainda só está
a ser praticado na Universidade do Porto e que virá
a ser a metodologia a seguir na Licenciatura em Medicina
da UBI. Este sistema permite um maior desenvolvimento do
raciocínio crítico, da capacidade de tomada
de decisões, da resolução de questões,
e constitui uma maior motivação para os alunos.
O docente da Universidade do Porto defende que as licenciaturas
em Bioquímica, nomeadamente a da UBI, devem adaptar-se
a um ensino muito mais dinâmico e prático.
No panorama nacional a maioria destas licenciaturas são
estruturadas a nível de moléculas e sistemas,
e as disciplinas opcionais são especializadas, não
integrando outras matérias.
Sendo a Bioquímica uma área em constante expansão
com abertura de várias licenciaturas no País,
e sendo também uma área em que o futuro se
mostra imprevisível pela sua constante inovação
tecnológica, os alunos desta licenciatura da UBI
temem pela viabilidade a médio prazo das suas carreiras.
Perante esta questão, o docente apela à capacidade
de adaptação a diversas áreas, que
pode ser equacionada pelos futuros licenciados no activo. |
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