"Ensinar na sala de
aula valores como o da solidariedade entre vizinhos e colegas
de trabalho é contribuir para a construção
de um cidadão responsável", afirmou Ali
Abdelmalek, docente da Universidade de Rennes. Este sociólogo
francês debruçou-se sobre o papel da escola
e dos professores na educação das crianças
e dos jovens. Ali Abdelmalek salientou ainda que "educação
significa esclarecimento e compreensão. Os professores
devem ensinar os alunos a tomar decisões e a ser
responsáveis". Afirmações feitas
no dia 4 de Maio na UBI durante o I Fórum Sociológico
Internacional Bilingue Portugal/ França.
A experiência das Zonas de Educação
Prioritária (ZEP), a funcionar em França desde
1981, foi o ponto central da segunda conferência da
tarde apresentada por Alain Vilbrod, docente da Universidade
de Brest. Este sociólogo da educação
abordou a questão da exclusão social e escolar
e os elementos fundadores da identidade social e profissional
dos jovens. Para Alain Vilbrod é essencial "criar
condições nas escolas ZEP para um verdadeiro
diálogo entre pais, professores e a comunidade envolvente".
Troca de experiências
Durante o debate, Teresa Carreira, docente da UAL, referiu
a criação em Portugal, por despacho do Ministério
da Educação de l996, de Territórios
Educativos de Intervenção Prioritária
(TEIP). "A democratização e descentralização
do ensino estão na base da criação
dos TEIP. As escolas portuguesas estão ainda a
dar os primeiros passos no caminho para a gestão
da autonomia", salientou Teresa Carreira. Para Alice
Tomé, uma das organizadoras do evento, "a
realização deste fórum teve como
objectivo dar a conhecer aos alunos do curso de mestrado
a experiência das ZEP em França visto que
os TEIP foram buscar a sua filosofia e modelos às
ZEP", declarou a docente do Departamento de Sociologia
da UBI. No sábado, 5 de Maio, os trabalhos prosseguiram
em Lisboa, no ISEC, com a apresentação de
conferências sobre a experiência dos TEIP
em Portugal.
A organização do simpósio surge no
seguimento das III Jornadas de Sociologia Educacional
realizadas pelo Departamento de Sociologia da UBI. Esta
Universidade mantém acordos bilaterais de cooperação
com as Universidades de Rennes e de Brest. Neste âmbito
terá lugar em Brest, no mês de Novembro,
um colóquio onde estará presente Alice Tomé.
|