Carina Franco apresenta
dissertação de Mestrado
"Há que chamar
a comunidade à escola"
Por
Nélia Sousa
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Carina Franco, professora
na EB 2/3 de São Domingos, Covilhã, é a
mais recente mestre em Ciências da Educação
formada pela UBI. Uma maior participação da comunidade
no acompanhamento escolar foi uma das propostas feitas por esta
professora de Português.
No dia 14 de Março teve
lugar no pólo IV da UBI mais uma dissertação
de mestrado em Ciências da Educação.
Manuel Joaquim Loureiro e Fátima Simões (orientadora),
professores na UBI, Maria Iolanda Ribeiro, professora auxiliar
na Universidade do Minho e o vice-reitor Mário Raposo
foram o júri das respectivas provas. A tese, intitulada
"Resolução de conflitos e auto-regulação
socioemocional: desenvolvimento e avaliação de
um projecto de intervenção", abordava os problemas
relacionados com a prática escolar.
Privilegiar as comunicações interpessoais entre
professor e aluno, o intercâmbio disciplinar, a organização
de trabalhos colectivos e o envolvimento dos jovens em tarefas
cooperativas são algumas das sugestões apontadas
pela candidata para resolver o problema da indisciplina nas salas
de aula.
Na sua perspectiva o mau comportamento nas salas de aula relaciona-se
com o facto de os alunos, provenientes de vários níveis
sociais, trazerem para a escola todos os problemas pessoais.
"Em algumas crianças há um enfraquecimento
do papel da família e isso afecta o relacionamento com
os colegas e os professores", explica. Por outro lado "a
imagem que os pais têm da escola é uma imagem da
escola que eles frequentaram", algo que, no seu entender,
é negativo.
Acrescenta ainda que "o trabalho realizado com os alunos
fica dentro da escola. Não há participação
da comunidade pelo que temos de a chamar à escola".
Para esta docente o papel da escola deve ser o de "assumir
a função de educadora visto que hoje vivemos numa
sociedade em que os pais investem muito na sua carreira, não
tendo muito tempo para a educação dos filhos".
A sua dissertação de mestrado levou o júri
a atribuir a nota máxima de Aprovado com a classificação
de Muito Bom. Esta nova mestre tem agora a tarefa de contribuir
para a redução dos conflitos nas escolas. |