Carnaval da Neve na Serra da Estrela
Uma tradição com 49 anos

O Carnaval da Neve começou em 1952, ano do nascimento do Clube Nacional de Montanhismo. A organização da festa sempre foi da responsabilidade deste clube, mas este ano é a Câmara Municipal a responsável pela organização.

 Por Anabela Machado

A festa do Carnaval da Neve tem já uma tradição de 49 anos

O Carnaval da Neve é um evento que traz todos os anos muitos turistas à região da Serra da Estrela. A ideia de promover as montanhas e a neve surgiu do Clube Nacional de Montanhismo que juntou o carnaval aos desportos de inverno e criou o Carnaval da Neve.
A festa começou a ser promovida nas Penhas da Saúde, em plena Serra da Estrela. A escolha de um recinto para os bailes tem sido um dos grandes problemas deste evento. Tudo começou na "Colónia" - actual Pousada da Juventude, para logo mudar para as instalações do antigo sanatório, local onde conseguiu grande projecção. Quando o "sanatório" deixou de ter condições, os bailes passaram a realizar-se em discotecas até 1998, ano em que mudaram para o Pavilhão da ANIL.
Para além dos bailes e brincadeiras, o Carnaval da Neve já teve outro momento alto: as emissões da Rádio Pinóquio. Antes do 25 de Abril de 1974, a Comissão Organizadora do carnaval "colocava no ar" esta rádio que emitia a partir do sanatório para toda a região da Serra. Mas as invejas e a censura acabaram com as transmissões que eram feitas apenas na época do carnaval.

A tradição ainda é o que era

Apesar das várias alterações que o Carnaval da Neve sofreu, há tradições que permanecem. "A animar a festa sempre houve a eleição da Rainha da Neve e os corsos carnavalescos, que foram interrompidos apenas algumas vezes por falta de verba", esclareceu António Pinho, presidente do Clube Nacional de Montanhismo.
Para relançar a tradição, o Clube Nacional de Montanhismo vai tomar de novo a seu cargo a organização do Carnaval da Neve. Para 2002 está já a ser preparado um projecto "com dimensão nacional e ibérica". Em conjunto com o Carnaval de Ovar e de Badajoz, o Clube Nacional de Montanhismo espera dar uma maior projecção ao Carnaval da Neve.
António Pinho promete que no 50º aniversário do Carnaval da Neve, a tradição vai voltar a ser o que era.

  

CNM e Câmara de costas voltadas

O Clube Nacional de Montanhismo (CNM) esteve, desde sempre, ligado à montanha e à neve. Por isso este clube é o responsável pela organização do Carnaval da Neve na Serra da Estrela desde 1952. O evento poucas vezes contou com o apoio do poder político da região. "Este clube, voltado para a neve, tem as ideias e as pessoas. Só falta o apoio do poder político da Covilhã", desabafa António Pinho, presidente do CNM.
Este ano a organização da festa ficou a cargo da Câmara Municipal da Covilhã ainda que contra a vontade do CNM."A Câmara quer fazer a festa do Carnaval, mas não consegue ir além do que já fizemos. E isto porque não tem a nossa filosofia da neve. Eles gastam muito mais que nós e não fazem nada de melhor, muito pelo contrário", explicou António Pinho.
A este respeito a edilidade refere que não é bem assim. "No ano passado disponibilizámos uma verba de 5 mil contos para o Carnaval. Este o valor é o mesmo e ainda vamos fazer coisas novas. Por exemplo, integrámos todas as escolas do Concelho no tradicional corso. Vão ser cerca de mil crianças a participar neste corso carnavalesco", esclareceu Maria do Rosário Rocha, vereadora da cultura.
Segundo os responsáveis da autarquia, o ideal seria juntar esforços e, em colaboração com o Clube de Montanhismo, organizar todos os anos o Carnaval da Neve na Serra da Estrela.

 

Clique aqui para regressar à primeira página