O URBI E O KNOW-HOW
PARA CRIAR PRODUTOS ON-LINE
por Luís Fonseca*
Criar produtos on-line é muito mais que uma transposição
de informação suportada noutros media. "For
an online news organization, the only constant is change".
Era este o chavão bem empregado há poucos dias
por Jai Singh (http://news.cnet.com/news/0-1005-201 4562916-0.html?tag=bt_pr),
editor da Cnet News, a propósito da remodelação
daquele site. As tecnologias de rede evoluem continuamente oferecendo
maior largura de banda, as máquinas de acesso às
redes disseminam-se pelos bolsos de cada casaco e a cada segundo
que passa, uma nova organização sente a necessidade
de estar on-line. Mas quem entra na rede, encontra-se no meio
de uma interminável avalanche de conteúdos dirigida
aos utilizadores. Neste contexto torna-se relevante a formação
de quem cria produtos on-line.
Dispensem-se os tutoriais de Flash enquanto não se conhecerem,
por exemplo, os três importantes limites para tempos de
reacção on-line (http://www.useit.com/papers/responsetime.html)
e atente-se ao "dossier" especial da "Editor &
Publisher" (http://www.mediainfo.com/ephome/news/newshtm/stories/013001n6.htm)
sobre os sites de jornais. Por entre histórias de sucesso
e desgraça, refere-se claramente que "the newspapers
have realized that being successful on the Net requires more
than simply dumping their print versions onto Websites".
Assim, numa universidade como a UBI, onde se estudam as Ciências
da Comunicação, o Urbi (e numa visão mais
alargada, o Labcom) tem um papel importante a desempenhar. Celebrar
o Urbi deve significar, sobretudo, celebrar um espaço
aberto, que dá a docentes e discentes as ferramentas destinadas
à investigação e formação
do know-how necessário para o desenvolvimento de produtos
on-line bem sucedidos.
Parabéns Urbi.
* Chefe
de Estação da Rádio da Covilhã (www.radio-covilha.pt) |