O URBI E O KNOW-HOW PARA CRIAR PRODUTOS ON-LINE

por Luís Fonseca*

          
Criar produtos on-line é muito mais que uma transposição de informação suportada noutros media. "For an online news organization, the only constant is change". Era este o chavão bem empregado há poucos dias por Jai Singh (http://news.cnet.com/news/0-1005-201 4562916-0.html?tag=bt_pr), editor da Cnet News, a propósito da remodelação daquele site. As tecnologias de rede evoluem continuamente oferecendo maior largura de banda, as máquinas de acesso às redes disseminam-se pelos bolsos de cada casaco e a cada segundo que passa, uma nova organização sente a necessidade de estar on-line. Mas quem entra na rede, encontra-se no meio de uma interminável avalanche de conteúdos dirigida aos utilizadores. Neste contexto torna-se relevante a formação de quem cria produtos on-line.
Dispensem-se os tutoriais de Flash enquanto não se conhecerem, por exemplo, os três importantes limites para tempos de reacção on-line (http://www.useit.com/papers/responsetime.html) e atente-se ao "dossier" especial da "Editor & Publisher" (http://www.mediainfo.com/ephome/news/newshtm/stories/013001n6.htm) sobre os sites de jornais. Por entre histórias de sucesso e desgraça, refere-se claramente que "the newspapers have realized that being successful on the Net requires more than simply dumping their print versions onto Websites".
Assim, numa universidade como a UBI, onde se estudam as Ciências da Comunicação, o Urbi (e numa visão mais alargada, o Labcom) tem um papel importante a desempenhar. Celebrar o Urbi deve significar, sobretudo, celebrar um espaço aberto, que dá a docentes e discentes as ferramentas destinadas à investigação e formação do know-how necessário para o desenvolvimento de produtos on-line bem sucedidos.

Parabéns Urbi.

* Chefe de Estação da Rádio da Covilhã (www.radio-covilha.pt)

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