Clique aqui para regressar à Primeira Página



.

 

Paulo Duarte e Guida Mendes explicam novas tendências do Marketing




Semana de Marketing
Ex-alunos da UBI debatem
novas fronteiras no Marketing

POR NÉLIA SOUSA

A Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM) dedica, anualmente, uma semana à área do Marketing. Este ano o evento decorreu entre os dias 13 e 17 de Novembro e reuniu na Feira Internacional de Lisboa (FIL) estudantes de todo o país.
A UBI não quis deixar de participar e realizou na passada sexta feira, 17, no Pólo IV uma conferência intitulada "Novas Fronteiras no Marketing". As exposições estiveram a cargo de Paulo Duarte e Guida Mendes, dois antigos alunos da Academia que focaram a crescente importância da relação entre a Internet e o Marketing.

 
Todos os anos a Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM) convida as Universidades e Institutos Politécnicos a desenvolverem uma actividade integrada na semana do Marketing. Na UBI os cursos de Gestão e Economia decidiram desenvolver uma conferência que abordasse a temática relacionada com o Marketing nos novos campos.
Assumindo uma importância cada vez maior o Marketing é, hoje, uma das grandes áreas de saída para muitos licenciados .
O vice-reitor da UBI, Mário Raposo refere que os licenciados nos cursos de Gestão, Economia e Comunicação têm na área do Marketing uma grande oportunidade de seguir uma carreira profissional. Para este docente quem sai hoje dos cursos ligados a esta área consegue desenvolver "carreiras proeminentes", como o demonstram os palestrantes presentes no colóquio.
Paulo Duarte, licenciado em Gestão na UBI e docente no Instituto Politécnico da Guarda traçou uma panorâmica do que é o comércio electrónico e da importância que assume actualmente. "O comércio electrónico trouxe a possibilidade de fazer transacções sem ser necessária a presença física das pessoas"- esclarece.
Para este gestor o comércio electrónico está no bom caminho e a sua tendência é para duplicar até 2003. O número de utilizadores irá, também, crescer nos próximos anos, segundo adianta. Um crescimento que se irá verificar não nos Estados Unidos, como se poderia supor, mas na Europa, Ásia/Pacífico e América Latina.
Para este gestor e docente o comércio electrónico traz vantagens quer para o fornecedor, porque permite-lhe estar em todo o mundo e ter novas oportunidades de negócio, quer para o consumidor que tem a possibilidade de a partir de um determinado país comprar em qualquer parte do mundo.
Apesar de um crescimento cada vez maior o comércio electrónico depara-se, segundo Paulo Duarte, ainda com alguns problemas nomeadamente a nível da segurança, dos pagamentos on-line, da falta de meios alternativos de pagamento e a falta de confiança dos consumidores.
Em Portugal o comércio electrónico já conquistou aderentes sendo visitado na sua maioria por quadros superiores e estudantes. Paulo Duarte chamou sobretudo a atenção para a exploração do mercado de adolescentes. "Temos de criar-lhes as alternativas de pagamento, pois há aqui um mercado com muito rendimento", afirma. Os adolescentes são, no seu entender, bons consumidores porque têm "poder de compra e liberdade".
Os produtos mais requisitados pelos utilizadores do comércio electrónico são os produtos padronizados- livros, CD'S, cassetes e produtos informáticos, encontrando-se no topo da lista de aquisições.
Contudo Paulo Duarte afirma ainda que "é necessário que alguns entraves sejam superados para que as potencialidades do comércio electrónico possam ser utilizadas".

Vem aí o W@P

Margarida Mendes, ex-aluna da UBI e empresária na área dos telemóveis explica que o comércio electrónico vem criar uma relação mais aproximada com o cliente. "A Internet veio criar novas oportunidades de negócios, novos produtos que satisfazem novas necessidades", assinala.
Falando acerca do e-marketing afirma que este veio trazer algumas vantagens relativamente ao comércio tradicional permitindo às empresas saberem mais pormenorizadamente a quem, quando, onde, porquê e de onde vem o tráfego e os clientes.
Quanto à diferença entre o e-marketing e o marketing tradicional Guida Mendes diz: "Considero que não há diferenças mas adaptações".
Criadora de uma empresa na área dos telemóveis Guida Mendes não quis deixar de falar numa nova realidade - o w@p.
O w@p é um protocolo que permite o acesso a conteúdos e serviços da Internet a partir do telemóvel. Através do w@p o utilizador tem acesso a serviços informativos (notícias, desporto, viagens), ócio (compras, jogos, bilhetes), navegação livre (boletim meteorológico) podendo, também, enviar correio electrónico e aceder à banca.
Este novo dispositivo permite ao utilizador obter diversidade de serviços, maior rapidez na criação e actualização de serviços e conteúdos e um acesso mais rápido à Internet.
No entanto traz algumas desvantagens que se prendem com os altos custos, a pouca informação em w@p e uma visualização apenas textual.
No final desta conferência Mário Raposo não quis deixar de elogiar as exposições feitas pelos antigos alunos da UBI e referiu: "Pelo facto de sermos uma Universidade do interior eles estão ao nível dos melhores alunos do país". Deixou ainda aos alunos presentes o desafio de criarem as suas próprias empresas e não serem empregados por conta de outrém. Para dar um incentivo a esta ideia foi lançado um novo desafio que consiste na criação do Parque Tecnológico da Covilhã.
Segundo o vice-reitor este espaço pretende ser uma "instalação incubadora de emprego com o intuito de estimular os alunos a criarem as suas próprias empresas aí antes de saírem para o mercado de trabalho".


 [ PRIMEIRA PÁGINA ]