Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Listas de candidatos divulgadas na próxima semana
UBI elege Senado

POR HELENA MACHADO

As eleições para o Senado da Universidade da Beira Interior realizam-se no próximo dia 24 de Novembro. O Senado é um dos órgãos máximos da Universidade. No entanto, poucos são os alunos que conhecem a sua existência, a sua função e a sua importância para a vida académica.

O Senado, um dos órgãos máximos da Universidade, existe para representar os diversos corpos da UBI ao mais alto nível. No que diz respeito ao Corpo Discente cada curso tem um aluno no Senado, que o representa. É a voz do curso junto do Reitor, onde se expõem os problemas que mais afectam a comunidade universitária.
Existem três tipos de eleições: as eleições para a assembleia da universidade (Senado), para a assembleia de representantes e para a secção pedagógica. A secção pedagógico-científica é o orgão que reúne para se debruçar sobre os problemas pedagógicos das várias unidades.Todos os cursos têm um aluno nessa secção. A assembleia da universidade tem a função principal de rever os estatutos da universidade. Esta unidade conta com alunos de todas as unidades científico-pedagógicas (10 alunos das ciências da engenharia, 8 alunos das ciências exactas, 8 alunos das ciências humanas, e 4 alunos de artes e letras). O número de alunos de cada curso, que estão nas assembleias, é feito através do número de alunos que cada curso tem. Tal como na assembleia de representantes, a assembleia da universidade é composta por alunos (tantos como na assembleia de representantes), mas também por professores, assistentes e funcionários.

Alunos também votam


O Senado aprova as linhas de orientação da universidade, com base em pareceres do conselho pedagógico. Todas as decisões da universidade, a nível estratégico, passam obrigatoriamente pelo senado. Decisões como o calendário escolar, a criação de novos cursos, destituição de cursos e o plano das actividades são algumas das decisões tomadas por este órgão. Por outro lado, toma posições sobre os assuntos que se considere importante debater na assembleia e sobre as linhas gerais da universidade.
Para o Senado os alunos também votam. No entanto, esta é uma situação que passa sempre ao lado da maioria. A maior parte desconhece a existência do Senado, assim como o facto de os alunos votarem para o mesmo. Esta é uma situação que a Associação Académica da Universidade da BeIra Interior (AAUBI) quer ver mudada. Uma das principais razões apontadas é o facto de os timings serem muito apertados. Quando a universidade fornece toda a documentação necessária para que se possa encaminhar o processo, é já tarde para se proceder a uma campanha eleitoral. Existem várias reuniões que precisam de ser feitas (reuniões com os núcleos, assembleias gerais, reuniões parcelares) que, na maior parte das vezes, levam a que nem haja campanha. No entanto, as urnas abrem sempre, acabando por não ter qualquer participação.
Este ano tenta-se que tudo seja diferente. O processo começou há um mês, ainda que sem dados concretos, apenas baseados em dados de anos anteriores. Na próxima semana sairão as listas de candidatos, que serão dadas a conhecer aos alunos. Segundo os responsáveis da AAUBI, é importante que os alunos conheçam quem os representa e onde os representa. É importante que os alunos tomem conhecimento da existência do Senado, para que serve e porque existe. Para os responsáveis da AAUBI, é necessário também que todos aqueles que representam os alunos no Senado estejam conscientes da responsabilidade que têm ao fazerem parte de um órgão tão importante.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]