Sede de atendimento na Escola
da Quinta das Palmeiras
Crianças sobredotadas
na Covilhã
POR MARIANA MORAIS
A
Escola Básica nº 3 Quinta das Palmeiras é
a sede, desde o passado dia 8 de Julho, da delegação
na Covilhã da Associação Nacional para o
Estudo e Intervenção na Sobredotação
(ANEIS). Desenvolver capacidades e talentos é o objectivo
desta associação de âmbito nacional criada
em 1998, em Braga, por um grupo de docentes presidido por Leandro
da Silva Almeida, professor catedrático da Universidade
do Minho.
A partir do passado dia 2 de
Novembro, todas as quintas-feiras, das 17 às 19 horas,
uma equipa de dois professores atende, gratuitamente, na sede
da associação, pais, encarregados de educação
e professores com o objectivo de os apoiar na educação
de crianças sobredotadas.
A delegação da ANEIS na Covilhã é
composta por um conjunto de oito pessoas. Fátima Simões
e Graça Esgalhado, docentes do departamento de Educação
da UBI e, simultaneamente, com formação em psicologia,
bem como João Paulo Mineiro, presidente do Conselho Executivo
da Escola Básica nº 3, são alguns dos elementos
da equipa. Atendimento e consultadoria, avaliação
especializada, consulta psico-educacional, cursos de formação,
conferências e palestras são algumas das actividades
a desenvolver por este grupo de trabalho
A ANEIS pretende sensibilizar ao máximo a comunidade educativa
e a população em geral para o facto de a sobredotação
poder estar presente nas mais diversas áreas do desenvolvimento
humano. Esta associação defende a permanência
dos alunos identificados como sobredotados nas suas escolas e
nas turmas respectivas.
Ideias falsas
Em declarações ao Urbi, Fátima Simões,
coordenadora do projecto, afirmou "o objectivo da ANEIS
é chamar a atenção para a problemática
da sobredotação e esclarecer ideias um pouco erradas
acerca deste conceito. Trata-se de um conceito multi-dimensional
que não se esgota na sobredotação intelectual".
Existe a ideia que a sobredotação salta à
vista e que as crianças sobredotadas não têm
problemas e por isso não têm necessidade de um acompanhamento
de tipo especial. "É uma falsa ideia. Por isso, todas
as quintas- feiras, ao fim da tarde, recebemos pais, professores
e alunos para conversarem connosco e colocarem as suas dúvidas.
Assim poderemos identificar algumas das necessidades que as crianças
possam ter. Deverá também ser feita uma avaliação
contextualizada nas próprias aulas para ver como é
que a criança resolve determinados problemas e a sua evolução
numa determinada área", defende aquela docente do
Departamento de Educação da UBI.
Entre os objectivos a alcançar aquando da identificação
de alunos sobredotados, a ANEIS procura indicar aqueles que se
prendem com uma resposta educativa adequada às suas necessidades
individuais e apelam a um acompanhamento especializado de alunos
que, num dado momento e num dado domínio do conhecimento
excedem largamente os objectivos previstos para o nível
de ensino em que se encontram.
O fim último é conseguir uma avaliação
integrada que promova um desenvolvimento cognitivo, afectivo
e emocional harmonioso de crianças e adolescentes, contribuindo
para que possam ser, no futuro, adultos realizados. |