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Sede de atendimento na Escola da Quinta das Palmeiras
Crianças sobredotadas na Covilhã

POR MARIANA MORAIS

A Escola Básica nº 3 Quinta das Palmeiras é a sede, desde o passado dia 8 de Julho, da delegação na Covilhã da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Desenvolver capacidades e talentos é o objectivo desta associação de âmbito nacional criada em 1998, em Braga, por um grupo de docentes presidido por Leandro da Silva Almeida, professor catedrático da Universidade do Minho.

A partir do passado dia 2 de Novembro, todas as quintas-feiras, das 17 às 19 horas, uma equipa de dois professores atende, gratuitamente, na sede da associação, pais, encarregados de educação e professores com o objectivo de os apoiar na educação de crianças sobredotadas.
A delegação da ANEIS na Covilhã é composta por um conjunto de oito pessoas. Fátima Simões e Graça Esgalhado, docentes do departamento de Educação da UBI e, simultaneamente, com formação em psicologia, bem como João Paulo Mineiro, presidente do Conselho Executivo da Escola Básica nº 3, são alguns dos elementos da equipa. Atendimento e consultadoria, avaliação especializada, consulta psico-educacional, cursos de formação, conferências e palestras são algumas das actividades a desenvolver por este grupo de trabalho
A ANEIS pretende sensibilizar ao máximo a comunidade educativa e a população em geral para o facto de a sobredotação poder estar presente nas mais diversas áreas do desenvolvimento humano. Esta associação defende a permanência dos alunos identificados como sobredotados nas suas escolas e nas turmas respectivas.

Ideias falsas

Em declarações ao Urbi, Fátima Simões, coordenadora do projecto, afirmou "o objectivo da ANEIS é chamar a atenção para a problemática da sobredotação e esclarecer ideias um pouco erradas acerca deste conceito. Trata-se de um conceito multi-dimensional que não se esgota na sobredotação intelectual". Existe a ideia que a sobredotação salta à vista e que as crianças sobredotadas não têm problemas e por isso não têm necessidade de um acompanhamento de tipo especial. "É uma falsa ideia. Por isso, todas as quintas- feiras, ao fim da tarde, recebemos pais, professores e alunos para conversarem connosco e colocarem as suas dúvidas. Assim poderemos identificar algumas das necessidades que as crianças possam ter. Deverá também ser feita uma avaliação contextualizada nas próprias aulas para ver como é que a criança resolve determinados problemas e a sua evolução numa determinada área", defende aquela docente do Departamento de Educação da UBI.
Entre os objectivos a alcançar aquando da identificação de alunos sobredotados, a ANEIS procura indicar aqueles que se prendem com uma resposta educativa adequada às suas necessidades individuais e apelam a um acompanhamento especializado de alunos que, num dado momento e num dado domínio do conhecimento excedem largamente os objectivos previstos para o nível de ensino em que se encontram.
O fim último é conseguir uma avaliação integrada que promova um desenvolvimento cognitivo, afectivo e emocional harmonioso de crianças e adolescentes, contribuindo para que possam ser, no futuro, adultos realizados.

 

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