Rampa da Serra da Estrela
2000
Carlos Rodrigues sobe
para a vitória
POR RODOLFO PINTO SILVA*
A prova, que contou
para o Campeonato Nacional de Montanha, consagrou Ferreira da
Silva como campeão da especilidade.
Carlos Rodrigues foi o vencedor
da Rampa Serra da Estrela - TMN 2000, disputada no fim-de-semana
de 27 e 28 de Outubro. O piloto do Gianfranco, ao volante de
um Porche 911 RSR, foi o mais rápido nas duas subidas
e retirou quatro segundos ao tempo de Pedro Matos Chaves, o vencedor
da Rampa em 1999. A prova, pontuável para o Campeonato
Nacional de Montanha, foi o palco para Manuel Ferreira da Silva,
com um terceiro lugar, se sagrar campeão da especialidade,
com o Ford Escort Cosworth da Peres Competições.
No segundo lugar do pódio ficou Fernando Peres, o piloto
do segundo Escort da equipa Peres.
Carlos Rodrgues, ao ser o mais rápido nos treinos cronometrados,
já tinha mostrado que era o adversário a bater
no asfalto serrano. Com um tempo de 2' 16'' 820, acreditava poder
tirar um segundo a esta marca: "Correu muito bem até
agora. Tive uma ou outra hesitação em alguns ganchos,
mas penso que posso subir no segundo 15".
Fernado Peres era o segundo mais rápido, a um segundo
e 339 milésimos de Carlos Rodrigues. Ferreira da Silva
quedava-se pelo terceiro lugar com uma diferença de um
segundo e 404 milésimos para o melhor tempo. O piloto,
principal candidato ao título de campeão da montanha,
mostrava-se confiante no desempenho para a prova, mas sem arriscar
demasiado: "Está a correr bem, mas o principal é
o campeonato, pelo que não vou arriscar. Se necessário,
poderei tirar 1 ou 2 segundos a este tempo".
"Pódio dos treinos"
repetido na prova
Após as duas subidas que
compunham a prova, Carlos Rodrigues, Fernando Peres e Ferreira
da Silva ocuparam, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro
lugar do pódio.
Carlos Rodrigues, que este ano ganhou o campeonato de clássicos,
estava feliz pela vitória e destacava o comportamento
do Porche: "Estou muito contente, o meu carro estava excelente.
Já é bastante antigo para estas andanças,
mas tem a vantagem de ser mais leve do que os carros de rali".
Com o terceiro lugar na Rampa, Ferreira da Silva conquistou o
título de montanha, o primeiro da carreira. "Estou
muito contente por ser campeão, depois de ter tido os
adversários que tive ao longo de toda a época",
declara o piloto. Em relação à Rampa, a
"vitória terá ficado hipotecada com uma "atravessadela"
na zona do parque de campismo que me fez perder muito tempo",
confidencia.
A lista dos cinco primeiros fica completa com os irmãos
Petiz (Jorge em quarto e Alcides em quinto, este último
a sagrar-se campeão do Grupo N). o melhor espanhol foi
Jaime Montes, em décimo lugar, com um Citroen AX Sport.
Quanto aos pilotos da região, Carlos e Gilberto Correia
da Escuderia de Castelo Branco classificaram-se em 15º e
16º, respectivamente. O representante da Covilhã,
Sérgio Real, teixosense que conduz um Toyota Starlet do
Grupo A, depois de fazer a 22ª melhor marca nos treinos,
ficou em 26º na geral.
* NC / Urbi et Orbi |