La Virgen de la Escuela
POR ANTÓNIO JORGE DA SILVA*
O repórter passou
pelo local... Se o homem se encontra consigo próprio,
nas suas limitações
humanas, ele consegue superar-se nas dificuldades pelo recurso
ao plano do divino: ao espiritual ou, para os renitentes, ao
plano dos sentimentos e à razão...De qualquer forma,
ambos procuram algo que os supera e domina; ambos seguem rumo
ao Infinito.
Estávamos em Salamanca
pela ...en...ésima vez; em hora de descanso, em plena
viagem de regresso ao País, vindos de Itália. De
máquina fotográfica em punho, fazíamos o
levantamento de qualquer motivo que facilitasse a memória,
de alguns monumentos.
Demos connosco, entretanto, a contornar uma pequena igreja românica,
a Sul da Plaza Maior, a cerca de cinquenta metros , de que pudemos
destacar uma típica estrutura românica sob a orientação
de cabeceira a Nascente , com um portal virado a Norte, sóbrio
e enquadrado lateralmente por uma colunata e uma arquitrave em
esquadria, em pedra saliente e sobre os três arcos românicos,
cujas faces interiores recolhidas estavam ornamentadas com um
trabalhado em filigrana precioso, saída da mão
de artífice para quem a pedra tinha uma ductilidade de
metal. O terceiro arco exterior envolvente, fechava a ornamentação,
no topo, uma sequência de capitéis coríntios
em leque aberto, em número de sete de cada um dos lados
da chave com que o arco estava fechado.
Da base dos arcos, desciam até à base, dois fustes
em paralelepípedo nada trabalhado, caindo dobre uma base
muito simples e ligeiramente notada..
Sob a arquitrave e pendente sobre a porta, vigilantes e cautelares,
estão disposta, em guarda, cinco carrancas antropomórficas
umas e outras zoomórficas, num controle constante sobre
quem se aproxima deste local sagrado terá que debater-se
contra as forças do bem e do mal... e vai deparar-se com
tais forças e receber delas os esconjuros ou as forças
inibidoras ... ou controladoras.
E, com pela mão do humano, o mundo vivo - o dos humanos
e dos animais - se colocam ao serviço dos destino! É
evidente, pois, que só ousaria avançar para dentro
deste espaço sagrado assim guardado por estas barreiras
de estarrecedores olhares perscrutadores sobre quem chegava......
Com marcas de um período mais recente, mas registo de
que há necessidade de salvaguardar
hoje, para o futuro o que do passado chegou até nós,
envolve e preserva da inadvertência da intervenção
humana mais incauta, uma vedação
em ferro forjado e cuja leveza e graciosidade adensa a beleza
arquitectónica do edifício.
Contornado o edifício, do lado Sul, a uma altura de cerca
de dois metros e meio, apareceu implantado um nicho escavado
na parede, à altura do friso desgastado pelos tempo que
contorna todo o templo; tem cerca de oitenta centímetros
de altura por sessenta de largura, em forma de concha, encimada
por um botão de pedra, em jeito de fecho de abóbada;
implantado nele, está uma conjunto escultórico
da rara beleza e harmonia, composto de duas estátuas em
pedra: a Virgem Mãe e Mestra, sentada e perscrutadora,
com a mão esquerda segura um livro pela lombada e que
apoia sobre o joelho esquerdo; a mão direita a conchegar,
pelos ombros, o Deus Menino, puxando-o para si como que orientando
o espaço para onde Ele deverá passar a encontrar
quanto acaba de lhe ensinar. Todo este movimento e aspecto dinâmico
da Senhora pretende diluir-se e " esconder-se " sob
o mantéu que, descendo da cabeça, lhe cobre os
ombros e os braços e desce até ao chão cobrindo
os pés, para deixar bem destacada a figura do Deus Menino
que, de pé, sobressai aos olhos do observador, com uma
leveza e estrutura física bem proporcionada e pueril,
com os rostos cheios de luz vida e graciosidade e com a túnica
pendente até meio abaixo dos joelhos. Então, num
gesto de atenção e de correspondência , o
Divino Aprendiz acompanha a solicitação da Virgem
Mãe e Mestra, coloca sua mãozita direita sobre
o joelho direito que se aproxima para lhe oferecer o apoio e
olha atento para um ponto em que converge também o olhar
da Mãe, atento à explicação.
Curiosamente, podemos registar a sensação agradável
que sentimos quando acabámos por ser levados a procurar
o destino daqueles atentos observadores...
Então, por cima do nicho em meio arco, regista o espírito
do conjunto escultórico a inscrição: "
LA VIRGEM DE LA ESCUELA ".
Com este texto, a mão do escultor da registo dá
à protecção da Virgem Maria à sua
Igreja e às escolas dos Mosteiros, enquanto Mãe
- Mestra e Educadora de Cristo e do saber em geral ...
aparecimento deste conjunto numa terra como Salamanca, é
dignificador da actividade educativa e escolar fez desta terra
um dos maiores centros educativos da história do moderno
Ocidente europeu.
É digno de registo e de relevante destaque a contemplação
deste monumento e desta obra de arte com que a cidade Salamanca
brinda os seus visitantes e que talvez muitos não tenham
tido ainda a sorte de poder apreciar...
* MESTRE EM LITERATURAS
CLÁSSICAS |