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A escola está equipada com várias salas, todas elas adaptadas com materiais e suportes de apoio específicos para cada aluno


Associação de deficientes no Fundão é exemplo humanitário
Escola de afectos

POR DANIELA MALHEIRO

A APPACDM do Fundão é uma escola diferente por natureza. Todos os dias acolhe incondicionalmente crianças, jovens e adultos a quem a natureza não brindou com as melhores qualidades. Numa família que tem dificuldade em ajudar ao seu desenvolvimento, e numa sociedade que os tenta esconder, a escola tornou-se o único meio de afecto. Professores e empregados que dão o máximo de si em tudo aquilo que fazem por estas pessoas.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM ) existe no Fundão desde 1997. O objectivo foi apostar desde o início em serviços e actividades que prestassem a melhor assistência possível aos jovens e crianças deficientes. Desde então a instituição tem como principais valências: a sócio-educativa ( que inclui o grupo sensorial, o grupo pré-escolar e o grupo escolaridade), e o Centro de Actividades Ocupacionais (onde se englobam os têxteis e a carpintaria ).
A instituição conta sobretudo com apoios pontuais da Câmara Municipal do Fundão e da Escola EB2 da Gardunha. A segurança Social apoia as famílias que acolhem à semana estas crianças e jovens, e o Ministério da Educação trata do caso dos professores. Todo o restante financiamento é proveniente de donativos e apoios pontuais que vão surgindo. Os alunos desta escola são sobretudo do concelho do Fundão, mas também há de outras localidades.
Educação mesmo em casos perdidos

A vertente educativa comporta actualmente13 alunos. O grupo sensorial orientado, da responsabilidade de Maria Fernanda Oliveira, desenvolve actividades pedagógicas em cinco áreas principais: sensorial, psicomotor, socializadora, linguística e comportamental. A escola está equipada com várias salas, todas elas adaptadas com materiais e suportes de apoio específicos para cada aluno porque "cada caso é um caso". Este grupo sensorial é destinado a alunos com deficiências profundas.
Na escolaridade o prof. Fernando Oliveira, também responsável pelo corpo docente, orienta alunos até aos 16 anos com dificuldades específicas de aprendizagem: actividades cognitivas, expressão plástica, dramática e musical são algumas das actividades. Também aqui são criadas situações diárias que vão acompanhando as evoluções.

Jornalismo, audiovisual e multimédia

A escola está apetrechada de tudo o que se possa imaginar para desenvolver os seus alunos. Para obter o melhor desenvolvimento possível foram criados jogos, livros e todo o tipo de materiais, todos eles adaptados às necessidades de cada aluno.
O Centro de Recursos é motivo de orgulho para todos os estudantes, uma vez que foi com o esforço de todos que o projecto se ergueu. Fernando Oliveira é o primeiro a defender que "a escola é um grande centro de recursos para toda a comunidade ". Um autêntico centro multimédia que já viu florescer uma parte muito visível: vários jornais escolares feitos pelos alunos. Há ainda todo um conjunto de trabalhos de computador e na área do multimédia. Neste centro funciona ainda a videoteca, a audioteca e a ligação à internet.

Escola premiada

A dança é outras das faces importantes da escola. Um protocolo com a Academia de Música do Fundão tornou possível um sonho: combinar a música e a dança permitindo aos alunos fazerem os próprios espectáculos.
A escola tem ainda muitos outros diplomas no currículo, prémios obtidos pelos alunos nas várias áreas. A fotografia e o teatro de fantoches que decorre na Ludoteca são outros dos vários talentos destes alunos. Prémios de fotografia, participações em desfiles de Carnaval e actividades manuais juntam-se aos vários prémios daquele que já é um longo palmares da escola.

Ginástica, carpintaria e têxtil

Além dos estudos, os alunos desta APPACDM têm ainda a oportunidade de se desenvolverem fisica e psicologicamente num moderno ginásio com todo o tipo de aparelhos de desenvoltura. Um carpintaria e uma sala de têxteis ajudam aprender outro tipo de actividades, enquanto distraem as horas de lazer, tanto para rapazes como para raparigas. A escola é de resto um exemplo vivo da promoção e integração na sociedade do cidadão deficiente mental, e respeito pelos princípios mais básicos.

 






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