Associação de
deficientes no Fundão é exemplo humanitário
Escola de afectos
POR DANIELA MALHEIRO
A APPACDM do Fundão
é uma escola diferente por natureza. Todos os dias acolhe
incondicionalmente crianças, jovens e adultos a quem a
natureza não brindou com as melhores qualidades. Numa
família que tem dificuldade em ajudar ao seu desenvolvimento,
e numa sociedade que os tenta esconder, a escola tornou-se o
único meio de afecto. Professores e empregados que dão
o máximo de si em tudo aquilo que fazem por estas pessoas.
A Associação
Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental
(APPACDM ) existe no Fundão desde 1997. O objectivo
foi apostar desde o início em serviços e actividades
que prestassem a melhor assistência possível aos
jovens e crianças deficientes. Desde então a instituição
tem como principais valências: a sócio-educativa
( que inclui o grupo sensorial, o grupo pré-escolar e
o grupo escolaridade), e o Centro de Actividades Ocupacionais
(onde se englobam os têxteis e a carpintaria ).
A instituição conta sobretudo com apoios pontuais
da Câmara Municipal do Fundão e da Escola EB2 da
Gardunha. A segurança Social apoia as famílias
que acolhem à semana estas crianças e jovens, e
o Ministério da Educação trata do caso dos
professores. Todo o restante financiamento é proveniente
de donativos e apoios pontuais que vão surgindo. Os alunos
desta escola são sobretudo do concelho do Fundão,
mas também há de outras localidades.
Educação mesmo em casos perdidos
A vertente educativa comporta
actualmente13 alunos. O grupo sensorial orientado, da responsabilidade
de Maria Fernanda Oliveira, desenvolve actividades pedagógicas
em cinco áreas principais: sensorial, psicomotor, socializadora,
linguística e comportamental. A escola está equipada
com várias salas, todas elas adaptadas com materiais
e suportes de apoio específicos para cada aluno porque
"cada caso é um caso". Este grupo sensorial
é destinado a alunos com deficiências profundas.
Na escolaridade o prof. Fernando Oliveira, também responsável
pelo corpo docente, orienta alunos até aos 16 anos com
dificuldades específicas de aprendizagem: actividades
cognitivas, expressão plástica, dramática
e musical são algumas das actividades. Também aqui
são criadas situações diárias que
vão acompanhando as evoluções.
Jornalismo, audiovisual e
multimédia
A escola está apetrechada
de tudo o que se possa imaginar para desenvolver os seus alunos.
Para obter o melhor desenvolvimento possível foram criados
jogos, livros e todo o tipo de materiais, todos eles adaptados
às necessidades de cada aluno.
O Centro de Recursos é motivo de orgulho para todos os
estudantes, uma vez que foi com o esforço de todos que
o projecto se ergueu. Fernando Oliveira é o primeiro a
defender que "a escola é um grande centro de recursos
para toda a comunidade ". Um autêntico centro multimédia
que já viu florescer uma parte muito visível: vários
jornais escolares feitos pelos alunos. Há ainda todo um
conjunto de trabalhos de computador e na área do multimédia.
Neste centro funciona ainda a videoteca, a audioteca e a ligação
à internet.
Escola premiada
A dança é outras
das faces importantes da escola. Um protocolo com a Academia
de Música do Fundão tornou possível um sonho:
combinar a música e a dança permitindo aos alunos
fazerem os próprios espectáculos.
A escola tem ainda muitos outros diplomas no currículo,
prémios obtidos pelos alunos nas várias áreas.
A fotografia e o teatro de fantoches que decorre na Ludoteca
são outros dos vários talentos destes alunos. Prémios
de fotografia, participações em desfiles de Carnaval
e actividades manuais juntam-se aos vários prémios
daquele que já é um longo palmares da escola.
Ginástica, carpintaria
e têxtil
Além dos estudos, os alunos
desta APPACDM têm ainda a oportunidade de se desenvolverem
fisica e psicologicamente num moderno ginásio com todo
o tipo de aparelhos de desenvoltura. Um carpintaria e uma sala
de têxteis ajudam aprender outro tipo de actividades,
enquanto distraem as horas de lazer, tanto para rapazes como
para raparigas. A escola é de resto um exemplo vivo da
promoção e integração na sociedade
do cidadão deficiente mental, e respeito pelos princípios
mais básicos.
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