Eco-Marathon Shell
Fraternidade Profissional
para Maubere
POR RAQUEL FRAGATA E FILIPA COSTA
Maubere, o veículo
da Universidade da Beira Interior, foi distinguido pelo júri
da Prova Eco-Marathon Shell com o Prémio Especial da Fraternidade
Profissional. A 15ª edição da prova promovida
pela Shell Francesa foi a estreia da equipa Maubere. O resultado
foi bom e brevemente começam os preparativos para a próxima
edição.
Apesar de não ter concluído
a prova por dificuldades técnicas, o Maubere trouxe para
a UBI dois prémios: o Prémio da Fraternidade Profissional,
entregue pelo ministro Adjunto da Educação Francês,
e o Prémio da Shell Portugal.
"O primeiro objectivo não foi conseguido, mas foi
mais importante receber este prémio do que fazer a prova
dentro da média dos concorrentes", afirma Mesquita
Nunes, professor assistente de Engenharia Electromecânica.
Este prémio foi especialmente criado pelo júri
como forma de reconhecer a solidez da equipa e o bom método
de trabalho. Foram dias de intenso trabalho de equipa e de ultimação
de pormenores e testes ao Maubere, agora reconhecidos com o Prémio
da Fraternidade Profissional.
O recorde da prova atingiu os 3.151 quilómetros com apenas
um litro de combustível, proeza conseguida pelo TIM 02,
carro concorrente da Universidade Paul Sabatier de Toulouse.
O Prémio Especial de Design foi entregue ao SABIA 2000
da Escola de Design de Belo Horizonte, Brasil. Outro dos importantes
prémios da prova foi arrebatado pelo Ícaro 2000,
da Universidade de Aveiro, distinguido com o Prémio especial
de Comunicação Internacional.
Para o ano há mais
Mesmo com poucos patrocínios,
a equipa da UBI garante que a experiência é para
repetir. A principal preocupação para 2001 é
a capacidade de tornar o projecto autofinanciável e não
dependente das verbas que a UBI atribui. A articulação
da equipa com o trabalho de divulgação, promoção
de imagem e angariação de patrocínios vai
continuar a ser desenvolvido pelos alunos finalistas do Curso
de Ciências da Comunicação. Está a
ser considerada pelos docentes a hipótese de incluir este
projecto nas disciplinas curriculares das várias licenciaturas
envolvidas.
Até Outubro de 2000, docentes e alunos de Engenharia Electromecânica
e Aeronáutica vão introduzir melhoramentos no Maubere,
necessários ao nível da mecânica e da reestruturação
da carroçaria. A falta de experiência levou a que,
no decorrer da prova, alguns percalços se tenham tornado
fatais para o Maubere. A troca de pequenas peças no motor
e a falta de visibilidade do condutor dificultaram a prestação
da UBI. Um ligeira saída de pista, por falta de visibilidade,
levou a que o carro ubiano fosse desclassificado e não
conseguisse concluir a prova.
Os professores e alunos estão motivados e prometem um
esforço acrescido para que, no próximo ano, Maubere
consiga uma boa marca classificativa.
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