.




 

 

 


António Fidalgo




Comunicação e Artes

Só quem não tenha acompanhado o desenvolvimento do curso de Ciências da Comunicação da UBI pode admirar-se que surja agora o curso de Design Multimédia. A área de comunicação audiovisual é hoje uma área de excelência na UBI. A demonstrá-lo estão as pessoas, docentes e alunos finalistas, que, como em nenhum outro curso universitário no país, lidam com a produção e edição de imagem. Os filmes feitos internamente, nomeadamente o filme institucional da UBI e o filme documentário sobre o Museu de Lanifícios, que ganhou um primeiro prémio nacional, da autoria de Manuela Penafria, o protocolo com a SIC em Dezembro de 1998 do qual resultaram já 350 minutos de emissão nacional de notícias regionais produzidas e editadas na UBI, a televisão interna, são a face bem visível de um trabalho continuado e que já vem de há bastante tempo. Aliás os jornais regionais não têm silenciado o trabalho notável feito no CREA - Centro de Audiovisual e Multimédia da UBI. Qualquer pessoa que visite este Centro, e todos são convidados a fazê-lo, não só nos dias abertos da UBI, mas também em qualquer altura com aviso prévio, facilmente se dará conta de que há um ambiente francamente efervescente nesta área.
Apenas para referir o último ano, 1998/1999, deram cursos de produção e realização de televisão na UBI, Jacinto Godinho, jornalista da RTP e docente do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e o luso-americano Carlos Fontes, doutorado em Audiovisual pela Universidade de Massachusetts e docente no Worcester State College. Com o curso de Design Multimédia a UBI fortalece uma área em que se sabe estar à frente dos outros cursos congéneres em Portugal.
A comunicação e em particular a comunicação audiovisual vivem actualmente a revolução tecnológica da digitalização e do on-line. A era do analógico encontra-se na sua última fase. O jornalismo converte-se cada vez mais em jornalismo on-line, a rádio e a televisão começam a emitir digitalmente, e a Internet torna-se cada vez mais no meio universal em que correio, telefone, rádio e televisão confluem. Ora é para fazer face à realidade emergente dos novos meios de comunicação que surge o Design Multimédia. Saber comunicar era e é, quando de palavras, a arte da retórica; na época da imagem digital saber comunicar é a arte da imagem, o design. Mas mais do que da imagem parada, tratada pelo design gráfico, é a imagem em movimento, com som, tratada pelo design multimédia, que importa estudar e investigar.
O lançamento do novo curso de Design Multimédia, e a sua íntima ligação ao já solidificado curso de Ciências da Comunicação, e integração no novo Departamento de Comunicação e Artes, constitui certamente a estratégia correcta da UBI para enfrentar o desafio das novas tecnologias e das exigências culturais, científicas e tecnológicas daí decorrentes.


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda