Comunicação e Artes
Só quem não tenha
acompanhado o desenvolvimento do curso de Ciências da
Comunicação da UBI pode admirar-se que surja agora o curso de
Design Multimédia. A área de comunicação audiovisual é hoje
uma área de excelência na UBI. A demonstrá-lo estão as
pessoas, docentes e alunos finalistas, que, como em nenhum
outro curso universitário no país, lidam com a produção e
edição de imagem. Os filmes feitos internamente, nomeadamente
o filme institucional da UBI e o filme documentário sobre o
Museu de Lanifícios, que ganhou um primeiro prémio nacional,
da autoria de Manuela Penafria, o protocolo com a SIC em
Dezembro de 1998 do qual resultaram já 350 minutos de emissão
nacional de notícias regionais produzidas e editadas na UBI, a
televisão interna, são a face bem visível de um trabalho
continuado e que já vem de há bastante tempo. Aliás os jornais
regionais não têm silenciado o trabalho notável feito no CREA
- Centro de Audiovisual e Multimédia da UBI. Qualquer pessoa
que visite este Centro, e todos são convidados a fazê-lo, não
só nos dias abertos da UBI, mas também em qualquer altura com
aviso prévio, facilmente se dará conta de que há um ambiente
francamente efervescente nesta área.
Apenas para referir o último ano, 1998/1999, deram cursos de
produção e realização de televisão na UBI, Jacinto Godinho,
jornalista da RTP e docente do Curso de Ciências da
Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e o luso-americano
Carlos Fontes, doutorado em Audiovisual pela Universidade de
Massachusetts e docente no Worcester State College. Com o
curso de Design Multimédia a UBI fortalece uma área em que se
sabe estar à frente dos outros cursos congéneres em Portugal.
A comunicação e em particular a comunicação audiovisual vivem
actualmente a revolução tecnológica da digitalização e do
on-line. A era do analógico encontra-se na sua última fase. O
jornalismo converte-se cada vez mais em jornalismo on-line, a
rádio e a televisão começam a emitir digitalmente, e a
Internet torna-se cada vez mais no meio universal em que
correio, telefone, rádio e televisão confluem. Ora é para
fazer face à realidade emergente dos novos meios de
comunicação que surge o Design Multimédia. Saber comunicar era
e é, quando de palavras, a arte da retórica; na época da
imagem digital saber comunicar é a arte da imagem, o design.
Mas mais do que da imagem parada, tratada pelo design gráfico,
é a imagem em movimento, com som, tratada pelo design
multimédia, que importa estudar e investigar.
O lançamento do novo curso de Design Multimédia, e a sua
íntima ligação ao já solidificado curso de Ciências da
Comunicação, e integração no novo Departamento de Comunicação
e Artes, constitui certamente a estratégia correcta da UBI
para enfrentar o desafio das novas tecnologias e das
exigências culturais, científicas e tecnológicas daí
decorrentes.
|