Uma produção
do Atelier Multimédia
Boneca Virtual
POR FILIPA COSTA
O Atelier está
a criar uma boneca virtual que irá conduzir os novos alunos
a todo o universo do multimédia.
A ideia de criar uma boneca virtual surgiu como consequência
de todo o desenvolvimento que se está a notar no mundo
da multimédia. O atelier de audiovisuais da Universidade
da Beira Interior, situado no polo IV e coordenado por Rui Garcia,
criou este projecto, tentando agarrar as novas tecnologias, que
são utilizadas para dar a conhecer o seu funcionamento.
A boneca interactiva irá dizer o que o atelier faz. Trata-se
de um atelier de experimentação e aplicação
de todas as matérias leccionadas no âmbito das disciplinas
de Atelier de Comunicação Institucional e de Jornalismo.
No Atelier de Jornalismo a boneca irá explicar que tipo
de equipamentos estão disponíveis, que software
é utilizado, e ainda alguns dos trabalhos realizados pelos
alunos.
No que diz respeito aos audiovisuais, vai executar sensivelmente
as mesmas actividades, mas com uma condicionante, será
introduzida a área de multimédia, um CD ROM e uma
página para a internet. Esta última terá
lojas virtuais, animação em 2D e 3D e um interface
de 3D com imagens reais.
Rui Garcia pretende "dar uma nova dimensão ao espaço,
tentando especializá-lo numa nova área, o multimédia.
Pois a nível de audio-visuais já existe o CREA,
que é um laboratório profissional, onde os alunos
e as empresas da região podem ter um contacto mais aprofundado,
mais amplo e específico na realização de
filmes, do que aqui no atelier."
Realização de
um projecto
A boneca multimédia estava
projectada para os Dias da UBI, mas por por uma questão
de tempo e falta de material não foi possivel apresentá-la
nessa altura. O CD inicial iria ter os vários cursos relacionados
com o atelier, onde os alunos poderiam obter as informações
de que necessitam.
A boneca virtual ainda não tem nome, mas já tem
corpo e cara.
Nuno Santos, um dos alunos envolvidos no projecto, fala com orgulho
de um trabalho que já desde criança sonha fazer.
"A boneca ainda está muito artificial, quero que
ela fique o mais próximo possível da realidade.
Quero que a boneca tenha uns movimentos mais naturais, pois quanto
mais próximo estiver do padrão normal de mulher,
mais perfeita ficará. Assim poderemos misturar estas imagens
virtuais com imagens reais, com a qualidade de Spielberg."
O primeiro passo foi a criação da cara. Utilizaram
moldes já pré-definidos e moldaram-nos consoante
o gosto. "Puxamos o nariz, as bochechas, o cabelo, e a cara
ficou como nós todos esperávamos que uma pessoa
fosse. Claro que não somos deuses, mas penso que o resultado
é agradável".
Depois entra o corpo, que foi a parte mais complicada de realizar.
"Queríamos trabalhar com um corpo nú, com
todos os seus aspectos naturais, só que fazer isso no
atelier, com alunos sempre a entrar e a sair, não dava.
Por isso vestimos-lhe um fato e a partir daí moldamos
o corpo", afirma Nuno Santos.
Este projecto é trabalhado num grupo em que todos os envolvidos
dividem as tarefas para tornar o tempo mais rentável.
A data da entrada no activo da boneca virtual ainda não
está marcada, mas espera-se que esteja pronta antes do
próximo ano lectivo.
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