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Pedro Guedes de Carvalho
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Crónica do Midwest II
Imaginem
os Mouros
a aparecer em Coimbra!!!
Depois de apresentados os argumentos maioritariamente utilizados
em defesa da manutenção do Chief Illiniwek como
mascote de uma Universidade, vou procurar nest segunda crónica,
mostrar como um episódio destes pode ter tido tão
elevada repercussão na vida de uma Universidade de 40.000
alunos. Com efeito à volta desta questão, imensos
artigos do jornal diário da Universidade lhe foram consagrados,
programas de Tv local e noticário nacional, assim como
a necessidade de convocar um grande Meeting para ouvir diferentes
opiniões para que o "juíz" possa deliberar
em Agosto próximo, com base numa síntese das principais
declarações proferidas e gravadas.
Tive o cuidado de recolher opiniões em directo, de estudantes
e diversas pessoas que estavam no Quad nesta sexta-feira 14 de
Abril, durante a manifestação que trouxe um número
imenso de indíos de todas as partes dos EUA. A sensação
de estar num Campus mobilizado para discutir esta questão,
foi-me extraordinariamente estranha sem dúvida. Não
estava habituado a que tanta gente se juntasse e mobilizasse
para discutir um assunto que me parecia de menor importância
à primeira vista.
Mais do que isso, as pessoas que estão contra, admitem
com grande simplicidade que aqueles que estão a favor
são sinceros, mas sofrem de uma enorme falta de cultura
e conhecimentos da história dos nativos americanos, vendo,
na mascote, uma forma de encontrarem uma identificação,
mas que, segundo eles, radica numa base claramente de marketing,
defesa de tradições para não verem o real
problema: a feroz competição entre Universidades
que amedronta pais, alunos e futuro, quanto ao financiamento
da Universidade. Com efeito a mascote é utilizada em produtos
vários que vão das camisolas, T-shirts, roupa desportiva,
casacos, até coisas de uso mais corrente como sejam copos,
pratos, porta-chaves e até papel higiénico!
É sem dúvida uma questão de conflito entre
interesses económicos e culturais que está em discussão.
Ficam então os argumentos do grupo que defende a abolição
desta mascote, com a substituição por um outro
símbolo, mais ligado às questões de Illinois,
como seja por exemplo a defesa das pradarias contra os fogos
de Verão.
1- a criação do Chefe Illiniwek foi só criado
em 1926 e não desde início, com fins de marca e
entretenimento
2- se bem que não menosprezem a afeição
que os fãs têm pelo Illiniwek dizer que isso é
o mesmo que respeitar o povo índio é um raciocínio
falacioso
3- a reacção é apenas de Illinois, porque
outras Universidades baniram completamente a apresentação
do Illiniwek das suas performances
4- se bem que haja alguns índios que não se importem
a esmagadora maioria é contra e condenaram a mascote e
o Congresso nacional dos Índios americanso listam entre
as suas 17 maiores reinvindicações o seu uso como
mascotes e anti-difamação
5- não é verdade que todos os Illini tenham preferido
morrer a entregarem-se, porque na realidade sabe-se que os últimos
132 Illini foram forçados a ir para Oklhaoma (primeiro
para o Texas) em 1833. É uma hipocrisia defendê'los
depois de os terem expulso. E isso deverá fazer parte
dos livros de ensino, de aulas e de museus.
6- Os líderes que não se opuseram na altura, ouviram
pela primeira vez falar de Illiniwek pela TV de Champaign Urbana
e pediram desculpas publicamente por ignorarem a história,
estando hoje a favor da retirada desse símbolo como mascote
7- A dança e música utilizada é uma resultante
de filmes de cowboys. As danças e rituais religiosos haviam
sido banidos. Enquanto os alunos de Illinois dançavam
os próprios índios tinham sido proibidos de o fazerem.
Só em 1934 é que os índios puderam dançar
de novo livremente sem medoi de serem punidos
8- Não há evidência real de que todas as
Universidades que já retiraram mascotes do género
tenham sofrido fortes revezes económicos
9- Romantizar um grupo de pessoas é tão estúpido
como qualquer outro tipo de estereotipos e impede a compreensão
e sua aceitação. A Universidade ao aceitar esta
mascote está a admitir que os índios desapareceram
para sempre, o que não é verdade porque o povo
índio existe e vive integrado como qualquer outro.
10- Um símbolo é um emblema gráfico que
suporta um conjunto de valores que são difíceis
de descrever. Os valores que o chefe Illiniwek pretende representar
são a coragem, a capacidade de sacrifício, o espírito
de escola e o patriotismo: Ninguém duvida disso, apenas
achamos que um novo símbolo que não denigra qualquer
ser humano poderá representar esses valores ainda melhor.
Parece pouco relevante, mas tudo isto foi amplamente discutido
e sobretudo utilizado como uma forma de enriquecimento cultural
e aprendizagem. Curiosamente, ao falar com as pessoas no Quad,
também tive a clara percepção do que são
os novos caciques de hoje. A vocês não sei, mas
a mim deu que pensar...
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