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Alunos de Física e Matemática da UBI
aprendem com futuros discentes
A Universidade
na Escola Secundária

POR DANIELA MALHEIRO

A semana cultural da escola Secundária de Campos Melo decorre este ano de 5 a 11 de Abril. Uma iniciativa de professores e alunos que durante sete dias reúne actividades dedicadas às várias ciências, línguas e artes. Uma mostra de arte, ciência e tecnologia sobre o que de melhor se faz ao nível do ensino secundário. Os dias dedicados à física e matemática foram visitados pelos alunos da UBI , reunindo o maior número de visitantes.

Alunos de Matemática e Física via Ensino da UBI visitaram na passada quinta e sexta feira a semana cultural organizada por professores e alunos da Escola Secundária de Campos Melo. Sete dias dedicados às mais diversas áreas, num trabalho conjunto de professores e alunos das várias disciplinas e agrupamentos. A ideia para as várias exposições surgiu por parte dos professores, tendo uma adesão muito positiva e participativa no que toca aos alunos.
O cartaz começou a 5 de Abril, com o dia dedicado às línguas românicas, apresentando várias conferências. O dia seguinte homenageou a Física, a Química e a Geografia, recebendo a visita dos futuros professores de Física da Universidade da Beira Interior. As boas-vindas foram dadas na biblioteca, onde decorre durante toda a semana a Feira do Livro. Uma das professoras envolvidas neste projecto da semana cultural adianta que "a ideia é motivar os alunos com uma semana diferente e fugir um pouco do tradicional".

Demonstrações espectaculares no dia da Física

O dia dedicado à Física foi talvez o que mais surpreendeu pela espectacularidade das experiências. No início da visita um pequeno grupo de alunos do 9º ano faz uma mostra de slides sobre o sistema solar. Imagens apelativas que não escapam à curiosidade de ninguém. Uma das alunas explica em que consiste: "Estamos a apresentar um universo, um sistema solar com galáxias e planetas. Os slides são uma forma de tornar simples o que parece muito complicado". Mesmo ao lado estava o laboratório de Física, onde se puderam ver as primeiras experiências efectuadas pelos alunos.
Pedro Martins, aluno do 10ºano de científico-natural fala um pouco do seu projecto " a minha experiência tem a ver com o micro-ondas e o seu funcionamento ". Além desta, muitas outras situações se puderam ver. Vários programas de computador, exercícios sobre a lei da gravidade, experiências com electrões. Os slides tinham sido uma introdução àquilo que estava exposto nesta sala. A visita continuou no laboratório da tinturaria. Um vasto leque de opções no domínio da Física e Química e um verdadeiro encanto para quem olhava. A excelência destes trabalhos efectuados pelos alunos já tinha sido o ponto alto no dia anterior, ao ser noticiada pela comunicação social local. Esta secção de tinturaria reuniu a curiosidade de muitas pessoas que se acotovelavam umas atrás das outras para ver o mais perto possível todas as experiências que se iam fazendo. Acender velas sem fósforos, fazer sabão, pôr a água a ferver e enferrujar pilhas foram algumas das situações entre as muitas que se realizaram neste laboratório. "Mostrar o que os alunos fazem ao longo do ano, apresentando agora as experiências mais vistosas ". Os alunos da Campos Melo fizeram demonstrações de grande qualidade, provando desta forma que qualquer projecto científico é possível a nível do Ensino Secundário.
Graça Esgalhado, docente da UBI de Física e Matemática na área das Ciências da Educação foi quem teve a ideia de levar os seus alunos a visitar o seu futuro local de trabalho. No final, mostrou-se satisfeita com o que viu. "É importante que a par de uma formação teórica haja uma formação prática que permita aos alunos reflectir sobre a realidade, e só com estes intercâmbios isso é possível ". Na sua opinião, a escola tem que ser o motor de formação de professores, para que os alunos possam ver como se faz fisicamente uma escola. A ideia é um crescimento educativo de parte a parte.
Para os alunos de Física da UBI que estiveram presente neste dia a surpresa foi a palavra chave " ficamos muito surpreendidos com a capacidade dos alunos em transmitirem os seus conhecimentos ".

Salão de Jogos gratuito dedicado à matemática

No dia seguinte, sexta-feira foi a vez da Matemática e das Artes. A comemorar presentemente o Ano Internacional da Matemática, esta ciência tenta mostrar na prática que não é difícil nem maçuda. A exposição dividia-se em várias salas subordinada aos mais diversos temas: matemática e natureza, e artes, no dia-a-dia. A primeira atracção a ser visitada foi o bingo matemático, um jogo organizado pelos alunos do 11ºano.Muitas foram as pessoas que participaram neste jogo, atraídas pelo divertimento que proporcionava.
Nos corredores havia frases sobre a matemática por todo o lado, adivinhas, charadas e jogos de raciocínio. Numa outra sala decorria um atelier onde vários alunos construíam diversas figuras geométricas. O caleidoscópio acabou por ser a atracção principal, sendo muito experimentado por várias pessoas. A próxima sala encarregou-se de mostrar a utilidade prática da matemática, e aí todos ficaram a saber que os diversos objectos que utilizam no dia-a-dia têm todos configuração geométrica. Houve ainda outras salas ligando a matemática ao natural, ás tecnologias e ás artes.
Para o fim ficaram as actividades lúdicas e os jogos matemáticos. Um período de lazer e diversão para todos os que participaram. Ainda que por breves momentos, a Matemática não foi de modo algum maçadora.






 
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