UM NOVO VELHO
FILME DE CULTO:
BLAIR WITCH
TEM UM ANTEPASSADO
POR JOÃO
CORREIA
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The Last Broadcast é um filme
anterior a Blair Witch Project e foi realizado por Stefan Avalos
e Lance Weiler. A história conta-se em poucas palavras:
em Dezembro de 1995, Seteven Avkast e Locus Wheeler, animadores
e responsáveis de um pragrama de TV cabo cahamado "Fact
or Fiction ( um daqueles programas de ficção científica
pimba em que os Ficheiros Secretos são levados a sério)
foram para Pine Barrens em New Jersey para fazer uma repor tagem
em directo através da TV e da Internet sobre o lendário
diabo de New Jersey um diabo bem conhecido pela sua crueldade.
Foram acmapanhados por Rein Clackin e Jim Suerd. Este último,
um espertalhote convencido que era medium é o único
que sai vivo. Ao fim de dois dias aparecem os restos despedaçados
dos corpos de dois restantes membros da expedição.
O terceiro é dado como desaparecido.
O filme é uma reportagem. Um jovem realizador , está
convencido que Suerd, o único sobrevivente, acusado pela
polícia e condenado pelo tribunal, é inocente e
pretende provar a sua tese sobre os terríveis acontecinmentos.
Para isso exibe extensas passagens dos próprios vídeos
gravados pelos participantes nos acontecimentos quepredeceram
as mortes. Porém, as imagens dos mesmos acontecimentos
dão versões diferentes. Um conjunto de imagens
fora trabalhado por técnicos de montagem contratados pela
acusação durante o julgamento de Suerde O resultado
é a evidência da sua culpa. Um segundo conjunto
de imagens, entretanto encontradas após a morte de Suerde
na prisão, mostram os mesmos acontecimentos sob outra
perspectiva. Uma jovem perita em montagem vai reconstituindo,
com recurso a fragmentos quase irrecuperáveis, pedaços
de imagens que indicam a possibilidade de uma visão alternativa
dos acontecimentos. A o mesmo tempo, o investigador vai inrtercalando
os pedaços de imagem com entrevistas ao Xerife, aos técnicos,
às testemunhas e até com investigaçõs
na Internet com vista a recuperar traços de conversas
mantidas pelos participantes nos acontecimentos via IRC. A certa
altura a jovem perita em montagem pode dar o que ela espera ser
uma imagem da face do assassino. E sem que nada o faça
esperar, o jovem que fazia o documentário sobre a inocência
de Sueerde vê-se ele próprio "mergulhado"
na acção já que tudo quanto tinha pensado
e gravado até ali se baseava em certos pressupostos narrativos
que se alteram. O filme é extremamente habilidoso na manipulação
das diferentes perspectivas em que os coantecimentos são
filmados: Há um filme A : o documentário realizado
pelo jovem investigador. Há um filme B: as imagens reconstituídas
pelo técnico contratado pela acusação. Há
um filme D: Imagens filmadas de uma outra perspectiva que dão
a versão oposta. E há espécie de filme D:
filmado a partir do espectador que, só ele, consegue saber
tudo, como se fosse o olhar de Deus.
Há semelhanças extremas com Blair Witch Project:
neste último um grupo destudantes vai para o bosque à
procura de uma bruxa enquanto em The Last Broadcast um grupo
de produtores de televisão de cabo vão para o bosque
há procura de um demónio. Em ambos os casos, a
morte ameaça parcial ou totalmento os membros da equipa.
Em ambos os casos, o material essencial que sustenta a ficção
e permite ter acesso ao mistério são imagens vídeo
recuperadas.
As diferenças também são grandes: The Last
Broadcast é anterior a Blair Witch. É melhor do
que Blair Witch. Porém não facturou os milhões
de dólares nem as imensas audiências de Blair Witch
Project. Para tentar das razões sobre este paradoxo, pode
recorrer à Internet: Error! Marcador não definido..
com/lastbroadcast
Como encontar o filme? Dirija-se ao jardim da Covilhã.
Aceda ao lado esquerdo de quem sobe na Direcção
do PolO IV. Se não encontrar o demónio de São
Francisco que dizem que anda á solta por ali
talvez descubra um clube de vídeo. Tradução
em português : "O Último Registo". |
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