Intervenções
no Soito
Trinta Linces na estrada
João José Oliveira,
tem 40 anos e considera-se um autodidata no que diz respeito
a projectar e fabricar automóveis. Na sua oficina do Soito,
concelho do Sabugal, dá realidade aos seus sonhos de criança,
produzindo automóveis a partir de motores antigos e chassis
desenhados por ele próprio e feitos em resina.
"De há 10 anos para cá tenho tentado profissionalizar-me
e fazer coisas mais sérias a nível de automóveis,
como é o caso do projecto LINCE, e mais recentemente o
projecto ZF98", afirma João José Oliveira.
As suas criações ganharam consistência com
a produção do LINCE - um protótipo moderno
de um clássico. O projecto LINCE teve um grande sucesso,
tendo em conta que foi fabricado em Portugal e por um particular.
Esta peça de artesanato tem como preço de venda
cerca de 4500 contos. O seu designer já conseguiu vender
mais de 30 unidades.
Para além deste projecto, João Oliveira tem, agora
em mãos o projecto ZF99. Trata-se do terceiro de uma série
de três protótipos, que sairam de uma fábrica
localizada no interior de Portugal. O motor e o chassis do veículo
são todos de origem volkswagen
O Interior esquecido
Projectar e fabricar protótipos no interior do País
não é tarefa fácil. "A excessiva burocracia
e a falta de apoios financeiros" dificultam o trabalho de
João José, "somos um país sem tradição
na construção de automóveis. Não
temos um esquema a nível de modelações muito
bem definido, portanto as dificuldades acabam sempre por se sobrepôr".
Para rentabilizar e garantir a viabilidade da produção,
este designer tem de desviar a atenção da sua actividade
principal e fazer moldes para a indústria na área
dos polyester. "É um mercado complicado em Portugal
e se não conseguimos uma projecção a nível
internacional, temos de orientar a actividade para outro âmbito,
mesmo tentando nunca esquecendo a construção de
protótipos de automóveis", afirma João
Oliveira, que se encontra a trabalhar num novo projecto.
O inventor pretende projectar carros desportivos, na espectativa
de encontrar um investidor que garanta um ligação
dos protótipos para venda, sempre por encomendas personalizadas.
Por enquanto os carros de João Oliveira vão dando
nas vistas por onde passam.
Filipa Costa
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