Mais de quatro milhões
de contos aumentam
segurança e navegabilidade
Fazer crescer o rio Douro
O Instituto de Navegabilidade do Douro (IND) vai dispor este
ano de mais de quatro milhões de contos para o desenvolvimento
das condições de segurança e navegação
no rio.
Segundo Mário Fernandes, director do IND, aquele valor
inscrito no Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento
da Administração Central (PIDDAC), aprovado na
passada quarta-feira na Assembleia da República, resulta
de 570 mil contos (2,85 milhões de euros) provenientes
do Orçamento de Estado, 1,83 milhões de contos
(9,15 milhões de euros) de receitas do IND e 1,65 milhões
de contos (8,25 milhões de euros) de financiamentos comunitários.
Durante o ano 2000, o IND vai dar início à construção
de um conjunto de infra-estruturas que - salienta o director
- visam promover a navegação turística,
comercial, recreativa e desportiva do Rio Douro.
O IND pretende ainda assegurar as condições de
navegação através da realização
de obras de manutenção da via navegável,
nomeadamente
dragagens de desassoreamento, hidrografias, topografias, sinalização
e balizagem do canal, implantação dos sistemas
de comunicação VHF, dos cais e portos fluviais
e respectivos acessos.
Mário Fernandes destacou ainda a ampliação
e expansão dos principais cais turístico-fluviais
do Douro, designadamente os de Pinhão/Sabrosa, Pocinho,
Tua, Bitetos (Marco de Canavezes), Ferradosa (São João
da Pesqueira) e Régua.
Espaço de passeio
"Estas obras visam criar melhores
condições de acostagem nos cais, infra-estruturas,
serviços e equipamentos de apoio às embarcações
e aos utentes e transformar a sua área envolvente num
espaço de passeio, animação e lazer que
atraia a população local à zona ribeirinha",
acrescentou.
O responsável referiu também que durante este ano
se pretende estabelecer um sistema de comunicações
em VHF na via navegável do Douro, um investimento de 206
mil contos (1,030 milhões de euros), que vai permitir
o controlo eficaz do tráfego fluvial e a segurança
na navegação.
A construção do edifício-sede do IND, orçada
em 534 mil contos (2,67 milhões de euros), é outra
obra que Mário Fernandes quer iniciar em 2000.
O IND pretende ainda alterar o sistema de balizagem do canal
de navegação, com um custo de 1.108 milhões
de contos (5,54 milhões de euros), que vai permitir a
navegação nocturna e uma maior resistência
a caudais elevados, recorrendo para o efeito a um sistema misto
constituído por bóias, estacas cravadas no leito
do rio e alinhamentos em terra.
Mário Fernandes disse que o instituto vai iniciar, ainda
este ano, as obras para a melhoria das acessibilidades e das
condições de segurança da Barra do Douro,
um investimento global de cinco milhões de contos, faseado
ao longo de três anos, dos quais cerca de 400 mil contos
(dois milhões de euros) serão investidos este ano. |