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Souto Moura


Souto Moura
A arte do risco no estirador

Eduardo Souto Moura, arquitecto responsável pelo projecto de recuperação do antigo Sanatório dos Ferroviários, obra do início do século do arquitecto Cottinelli Telmo, para a futura Pousada das Penhas da Saúde, nasceu em 1952 na cidade do Porto. Também no Porto, estudou arquitectura na antiga Escola das Belas Artes - ESBAP-, até 1980 tendo entretanto trabalhado com o arquitecto Álvaro Siza Vieira.
Terminados os estudos, entrou como assistente na Faculdade de Arquitectura da cidade Invicta.
O seu percurso de docente prosseguiu como professor convidado em diversas universidades europeias: Genebra, Harvard, Dublin, Zurique, Lausanne e a universidade de arquitectura de Belleville em Paris.
Apresentando uma obra com raízes na escultura americana contemporânea, Donald Judd ou Robert Morris, inúmeras vezes foi laureado por altas entidades ligadas às Beaux-Arts. Destaca-se o galardão Prémio Pessoa, instituído pelo semanário Expresso, que recebeu em 1998. Prémio este atribuído noutros anos a nomes como José Mattoso, José Cardoso Pires, Maria João Pires, João Lobo Antunes e Helberto Helder.
A partir desse momento, Souto Moura passou a pertencer, na história portuguesa, ao "limbo da glória terrena", como assim justificou o júri que "pela primeira vez decide sublinhar a arte do risco no estirador e no papel vegetal", reconhecendo a importância para a arquitectura portuguesa da simplicidade e materialidade essenciais da obra de Souto Moura.
Outro importante reconhecimento do seu trabalho na recuperação para uma pousada do Mosteiro de Santa Maria do Borro do século XII, no Gerês, foi a nomeação para o Prémio bienal Mies van der Rohe, que pretende distinguir os melhores arquitectos europeus e as melhores obras realizadas no continente. O prémio foi criado em 1987 pela Comissão Europeia, pelo Parlamento Europeu e pela Fundação com o nome do famoso arquitecto Ludwig Mies van der Rohe, influenciador da obra de Souto Moura e Siza Vieira pela ruptura com a tradição clássica e do "baukunust" alemão. Com semelhanças à pintura de Piet Mondrian, o culminar da tradição rigorista nas obras do arquitecto holandês continua hoje na fisicidade dos seus seguidores portugueses.
Neste momento tem em mãos o projecto de requalificação urbana integrado nas comemorações do Porto 2001- Capital Europeia da Cultura, que vai passar pela transformação da Cadeia da Relação em Centro Português de Fotografia, e a construção do novo Estádio Municipal de Braga.
Para citar algumas das melhores realizações do arquitecto portuense não se pode evitar a reforma do Edifício da Alfândega do Porto em Museu dos Transportes; e a construção do departamento de Geociência da Universidade de Aveiro, um bloco envidraçado levantado do solo que assenta sobre blocos em forma de sapatas.

Raquel Fragata






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