Na sua primeira participação
UBI aquece motores
para Shell Eco-Marathon
Todos os anos a Shell organiza três provas automobilísticas
onde objectivo é percorrer o maior número de quilómetros
com um litro de gasolina. Estas provas, voltadas para as escolas,
e também aberta a independentes, chamam-se Shell Eco-Marathon.
Este ano serão realizadas em França, Inglaterra
e Finlândia, e contarão com a presença de
um carro e uma equipa em representação da Universidade
da Beira Interior (UBI).
A melhor marca até agora conseguida é de 1917 quilómetros,
percorridos com apenas um litro de gasolina. Contudo, além
da economia, serão avaliadas outras componentes quer do
veículo, quer da equipa, como a inovação,
a utilização de novos materiais, o "design",
e a comunicação que envolve todo o projecto.
Ao volante do "maubere", nome atribuído à
viatura em homenagem ao povo timorense, a UBI procura acima de
tudo "marcar presença, e abrir caminho para participações
futuras" afirmou Luís Carrilho, vice-reitor da UBI,
e responsável máximo pelo projecto.
Apesar de estreantes, Luís Carrilho não afasta
as esperanças de uma boa classificação:
"Há sempre a ilusão de poder conquistar algum
prémio" disse. No entanto, em sua opinião,
"o prémio principal, na componente no consumo, encontra-se
num nível muito elevado, o que faz com que seja o mais
apetecido, mas também o mais difícil de conquistar".
Luís Carrilho garantiu ainda que a equipa da UBI "fará
todos os esforços, em termos de aerodinâmica e da
concepção do veículo, para que esta estreia
seja o ponto de partida para futuras participações,
nomeadamente para o próximo ano".
"Caro mas compensador"
Os custos desta iniciativa, que ficarão
a cargo da UBI, ainda não estão definidos, mas
já se sabe que será um projecto caro. Contudo,
na opinião de Luís Carrilho, "aquilo que se
gastar, uma vez que a iniciativa tem um sentido pedagógico
e inovador, ganha-se em termos de motivação de
alunos e docentes". Por isso defende que "a universidade
deverá apostar sempre neste tipo de iniciativas".
A equipa apostará ainda na publicidade, tendo já
garantido o patrocínio da Fundação de Ciência
e Tecnologia, da Câmara Municipal da Covilhã, e
da Caixa Geral de Depósitos.
Experiência precisa-se
As principais dificuldades que a esquipa
da UBI tem enfrentado até agora relacionam-se com a falta
de condições de trabalho, nomeadamente uma oficina
onde se possam desenvolver as mais importantes etapas da construção
do carro, a limitação de tempo, e a organização
de uma vasta equipa que conta com mais de vinte pessoas.
Segundo Telmo Martins, aluno da UBI e participante no projecto,
"o principal problema prende-se com o facto de ser a primeira
vez que se desenvolve um trabalho deste tipo, o que traz sempre
problemas". E acrescentou, "em consequência da
falta de experiência, cometem-se erros que outras equipas
eventualmente mais experientes não cometerão".
Guiar a máquina
A primeira prova a decorrer entre os dias
18 e 22 de Maio no circuito de Paul Richard em França
será o primeiro teste para a equipa da UBI. Desde já
estão garantidas as inscrições nas três
provas, sendo a prestação na primeira determinante
para a ida ou não às outras duas.
Entretanto, para conduzir o "maubere" a um bom resultado,
é necessário um piloto. Este deverá ser
o mais leve possível, com um mínimo de 45 quilos
e de 13 anos de idade. As inscrições estão
abertas, podendo os candidatos serem alunos da UBI, ou de qualquer
outro estabelecimento de ensino da Covilhã. Aliás
o objectivo será recrutar mais de um candidato, a fim
de permitir testar diferentes pessoas e permitir uma melhor relação
piloto/máquina. O facto de haver três provas em
locais diferentes será ainda uma boa razão para
constituir uma equipa de dois ou mais pilotos.
Entretanto e como resultado dos testes já efectuados,
apenas ao "chassis", conseguiu-se percorrer 200 km
com um litro de gasolina.
Esta prestação, visto ter sido conseguida sem preocupações
de aerodinâmica, sem pneus especiais, nem outros componentes
essenciais na optimização do consumo, foi, para
Luís Carrilho, "um óptimo começo".
Pedro Machado
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