Em cima da mesa vão estar duas questões: "Concordas
com a proposta de alteração do modelo de calendário escolar constante
no documento 'Organização Escolar UBI/2000'?"; e "Concordas
com a necessidade de alteração do actual modelo de calendário escolar
existente na UBI?"
Este referendo, o segundo que se realiza na UBI, surge na sequência do
"amadurecimento e debate" do despacho reitoral de 14 de Julho,
que consigna o novo calendário escolar, já que, como o próprio
documento prevê, esse debate poderá eventualmente "vir a
determinar a revisão do mesmo".
Com a movimentação dos estudantes, volta assim à ordem do dia no seio
da universidade a discussão sobre a alteração do calendário escolar;
e ainda a possível implantação de duas medidas apresentadas com o
intuito de melhorar o funcionamento interno da universidade: regime de
tutorado solicitado, e promoção do sucesso escolar.
O projecto sobre o qual os alunos agora se pronunciam, de seu nome
"Organização Escolar UBI 2000", contempla pontos como o já
referido calendário escolar, o ensino e avaliação de conhecimentos, o
sistema de tutorado solicitado, o regime de precedências, e o sistema
de determinação da média do curso.
Tudo em vigor
Pouca gente ainda se deu conta, mas o novo regime
do calendário escolar já foi aprovado, tal como se encontra consignado
no Despacho reitoral 28/99; e só ainda não se encontra em vigor para
os 2º, 3º, 4º e 5º anos dos cursos de licenciatura da UBI devido a
uma disposição transitória, de carácter excepcional, aprovada para o
ano lectivo de 99/2000.
De facto, o despacho regulamenta em termos gerais, para todas as
licenciaturas e unidades científicas e pedagógicas da UBI, o novo
calendário escolar; mas prevê, no ponto 8.1, que "transitoriamente,
no ano lectivo 1999/2000, sem prejuízo de até final do mês de
Fevereiro continuar o amadurecimento e debate da alteração aprovada no
presente despacho, e que eventualmente possa vir a determinar a revisão
do mesmo, é aprovado para as disciplinas dos 2º, 3º, 4º e 5º anos
curriculares o calendário escolar constante do anexo II", o qual
é em tudo semelhante ao que estava em vigor antes da alteração.
O novo calendário
Em traços gerais o novo calendário escolar
prevê uma alteração do período normal de aulas: o primeiro semestre
terá início entre a 1ª e a 2ª semana de Setembro terminando antes
das férias do Natal. O segundo semestre tem início a meio do mês de
Fevereiro, e termina no início do mês de Junho. Os exames de época
normal mantêm-se no período seguinte ao fim das aulas, enquanto a
época de recurso é transferida para o espaço de tempo imediatamente a
seguir à época normal, observadas duas semanas de intervalo.
Para além deste documento, o referendo pretende também consultar os
alunos sobre o projecto de despacho - "Promoção do Sucesso
Escolar" que lança algumas medidas de combate ao insucesso escolar;
e sobre o projecto de despacho - "Regime de acompanhamento
tutorial", que visa a operacionalização do sistema de tutorado
solicitado.
Combater falta de aproveitamento
Segundo o documento, emitido pela reitoria da
Universidade da Beira Interior, este projecto é da máxima importância
e, acima de tudo, "procura combater a sequencialidade de matérias
e a falta de aproveitamento nos exames da época de recurso em Setembro".
No que diz respeito ao ensino e avaliação de conhecimentos as
propostas apresentadas mantém o antigo figurino: a fixação de
critérios de avaliação por parte dos professores, e a realização de
frequências e exames em época normal e de recurso.
Novidades...
Uma novidade será a implementação de um sistema
de tutorado solicitado que terá como objectivo "aumentar o sucesso
escolar por via de um aconselhamento mais próximo do aluno".
Porém, os alunos que preferirem este sistema terão de comprometer-se a
seguir todas as directivas sugeridas pelo tutor.
Outra novidade é a redução da malha de precedências para um mínimo
essencial que, segundo o projecto, seria de quatro cadeiras por cada ano
escolar.
Por fim surge o novo método de determinação da classificação final
do curso, que continua a ser inspirado na anterior fórmula, apesar de
serem adicionados novos elementos, como é o caso de factores de
ponderação, ainda por definir.
Rui Lopes
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