O Projecto Blair
Witch
Daniel Myrick - EUA - 1999
|
|
Se olharmos para dentro da cabeça dos outros
vemos um reflexo de nós próprios. É mais ou menos isto que se passa
com este Projecto Blair Witch.
Um dos principais interesses do cinema parece residir no facto de
encontrarmos na tela a emoção que não conseguimos ter na vida real.
Isto explicará, em parte pelo menos, o sucesso comercial deste filme, não
só no seu país de origem mas um pouco por toda a parte. É que,
baseado numa estratégia de marketing agressiva e convincente (muitas
pessoas perguntaram-se se o filme seria um documentário real), assenta
um filme quase "home-made" o que fornece ao espectador uma
aproximação entre emoção, realidade e identidade. De facto, os três
actores principais (e todos os outros, claro) parecem MESMO pessoas a
serem elas próprias e não "representadores" de um papel.
Isto permite, por outro lado que a sensação de medo que o filme
transmite seja ampliada levando a que muitos espectadores o (a avaliar,
por exemplo, pelas cartas recebidas na revista de terror americana
Fangoria) considerem "verdadeiramente assustador".
O único problema que me parece que possa surgir daqui reside,
ironicamente, no sucesso: a produtora está já a pensar aproveitar o
filão para fazer sequelas (ideia no entanto rejeitada pelo argumentista
e pelo realizador) o que, a acontecer, transformará um filme de culto
num rol de imbecilidades.
Pedro Homero
|