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Drama Espanhol no Teatro Municipal da Covilhã
Joana Pacífica · quarta, 6 de novembro de 2013 · Continuado Paixão, lágrimas, desespero, arrependimento e raiva, transmitidos pelo canto e pela dança contemporânea e flamenca. Foi assim a peça "Cientos de Pássaros te impeden andar". |
Maria Vidal em "Cientos de Pássaros te impeden andar" |
21957 visitas Cerca de 50 pessoas deslocaram-se ao Teatro Municipal da Covilhã para assistir à obra de Pati Domenech baseada em Bodas de Sangue, de Frederico Lorca. Uma obra que pretende transmitir os problemas fundamentais da sociedade espanhola contemporânea em que se integram três histórias trágicas que mostram as tradições espanholas e o peso que recai sobre as mulheres mediante o pensamento machista da sociedade. O branco, o preto e o vermelho foram as cores dominantes em palco. O branco correspondia ao casamento e à noiva condenada, o preto à maldição da lua e ao luto, e o vermelho ao sangue e à morte. Se a palavra é importante para a compreensão de qualquer história, para Maria Vidal, única atriz, foi "através dos movimentos de dança que toda a raiva e angústia, com que a personagem se viu confrontada, chegaram até ao público de forma mais intensa e realista". Sem se ouvir uma única palavra, a mistura de linguagens, desde a representação, à dança contemporânea, do flamenco e dos vídeos que são utilizados como plano de fundo, há uma tensão dramática crescente que a atriz vive de forma magistral. Maria Vidal, salienta que "foi com enorme orgulho que encarnou nesta personagem tão sofrida e numa história com valores de tradição tão vincados". O nome da peça "Cientos de pássaros te impeden andar" indicia a suspeita de um final horrível para o amor, para a feminilidade e para tudo o que desafia o poder tendo como consequência a morte. Tatiana Vicente, espectadora, realçou que " a atriz interpretou o seu papel de uma forma única e realista, captando a atenção de todos os que estavam na sala". Com esta obra, Pati Domenech pretendeu recriar a história e que se baseou Frederico Lorca, em 1928, através de um trabalho vivo e acessível a uma audiência atual evidenciando o lado crítico. |
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