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Meios móveis e produtos autóctones na UBI
Catarina Furtado · quarta, 21 de novembro de 2012 · Continuado Suzana Barbosa, professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)voltou à Universidade da Beira Interior, local onde durante um ano realizou alguma pesquisa para o doutoramento no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom. |
21947 visitas “Jornalismo em médias móveis. Entre a transposição 2.0 e os produtos autóctones” foi o título da conferência que decorreu no dia 15 de novembro, pelas 16 horas, no Anfiteatro 1 da Faculdade de Artes e Letras da UBI, inserida no Congresso Internacional: Jornalismo e Dispositivos Móveis. Suzana Barbosa, que dirige neste momento um projeto intitulado Laboratório de Jornalismo Convergente (LJC), inserido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), teve a seu cuidado o desenvolvimento do tema, tendo como principais objetivos a transição da Web para a App e também dar a conhecer alguns dos dados já recolhidos no âmbito da pesquisa que realiza para o GJOL. A pergunta “Como chegamos à quinta geração do jornalismo digital?” despertou a curiosidade e prendeu a plateia. Suzana Barbosa nunca considerou apenas a Web, “mas também, e em paralelo, outros dispositivos através dos quais se distribui informação jornalística”. Segundo a oradora, “já foi feita uma grande caminhada desde o jornalismo tradicional para o digital”. Para que agora exista uma quinta geração, existiram, certamente, quatro gerações antes desta. No entanto, essas primeiras “fases não são estanques, nem todos [os meios] estão acompanhando esse percurso de evolução, mas o que a gente chama de meios de referência, sim”. No que toca a uma perspetiva futura, Suzana Barbosa entende que “estamos vivenciando um momento que é de crise para muitos, efetivamente com operações impressas deixando de existir, vamos ver se para a frente teremos muito mais produtos que serão somente digitais”. Adiantou ainda que esses meios móveis seriam os agentes que trariam a reconfiguração de todos os processos jornalísticos, desde a produção à publicação, distribuição e circulação de conteúdos. |